Artigo científico do curso de Ciência da Computação será apresentado em Portugal

Matheus e o Prof. Fernando

A produção científica do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco está repercutindo internacionalmente. O artigo intitulado A Systematic Approach of Dataset definition for a Supervised Machine Learning using NFR Framework, de autoria do aluno 7º período Matheus Marinho, vai ser apresentado durante a International Conference on the Quality of Information and Commucations TechnologyQuatic 2018. O evento vai acontecer na cidade de Coimbra, Portugal, entre os próximos dias 4 e 7 de setembro. Assinam como co-autores o coordenador do curso de Jogos Digitais, Prof. Dr. Anthony Lins; e o aluno de Ciência da Computação Danilo Arruda.

“Além de apresentar o artigo em Coimbra, Matheus terá uma agenda na Universidade Nova de Lisboa (UNL) para sensibilizar o grupo de pesquisa de lá e, quem sabe, abrir a possibilidade de um acordo de cooperação internacional entre a universidade portuguesa e a Unicap”, explicou o professor Fernando Wanderley, líder do grupo de pesquisa de Machine Learning para Engenharia de Software.

Fernando é doutorando bolsista da Capes pela Universidade Nova de Lisboa e seu orientador, Prof. Dr. João Araújo, é um dos organizadores da Quatic 2018. Em janeiro deste ano, ele teve outro artigo aprovado para ser apresentado na 51ª Conferência Internacional Havaiana em Ciências de Sistemas (Qualis A1).

De acordo com o professor Fernando, o artigo foi liderado por Matheus. Uma conquista batalhada desde o final do ano passado quando o artigo começou a ser escrito. “Ter um artigo publicado em um evento internacional ainda na graduação tem um peso importante”, comemora Matheus ao explicar que o artigo foi produzido por um grupo de pesquisa voluntário nas áreas de Inteligência Artificial e Engenharia de Software que se reúne espontaneamente.

O interesse de Matheus pela carreira acadêmica vem desde o começo do curso. Ele participa como voluntário do Programa de Iniciação Científica em outra área diferente da do artigo da Quatic 2018. No Pibic, ele pesquisa sobre Dependabilidade de Sistemas. Em 2017, seu trabalho obteve o 3º lugar na Jornada de Iniciação Científica da Unicap, no campo das Ciências Exatas e da Terra. “A expectativa é ampliar essas pesquisas para um mestrado e doutorado”, planeja o jovem de 24 anos.