Boletim Unicap

Arquitetos pernambucanos instalam Conselho de Arquitetura e Urbanismo

Com informações da Assessoria de Comunicação do CAU

Resultado de muita militância e articulação, após 50 anos de reivindicação os arquitetos e urbanistas pernambucanos passam a contar, a partir desta terça-feira (24), com uma autarquia federal de representação própria para a categoria. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE), cujo presidente eleito é o arquiteto Roberto Montezuma, nasce com 21 conselheiros, 3.200 associados e o compromisso de contribuir com o debate dos problemas urbanísticos do Estado, além de fiscalizar e zelar pala qualificação do exercício da profissão. A instalação da entidade acontece às 18h, em reunião solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

Segundo Roberto Montezuma, a atuação da entidade será pautada pela discussão sobre a cidade e o território, formação e capacitação continuada de profissionais, ampliação e atuação do arquiteto e urbanista, responsabilidade da obra e o reconhecimento e premiação das boas práticas profissionais. “Já traçamos um planejamento estratégico para os próximos cinco anos. A partir da agora, vamos colocar em prática ações que contribuam para o alcance dos objetivos institucionais, entre elas o acompanhamento do desempenho do Poder Público em questões que envolvem a vida urbana e regional”, afirmou o presidente.

O CAU-PE está vinculado ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), criado com a Lei nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e do Urbanismo no País. A entidade funcionará no térreo do CREA-PE (Av. Agamenon Magalhães, 2978, Espinheiro), com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo.

Workshop – A primeira ação do CAU-PE acontece já no dia de instalação da entidade. O Workshop Recife Exchange Amsterdam (rXa), realizado em parceria com a UFPE, reunirá 28 arquitetos e urbanistas locais e da Holanda em busca de soluções urbanísticas para o centro expandido do Bairro do Recife, a partir da utilização da rede fluvial-estuarina como infraestrutura de mobilidade. Na terça (24) e quinta-feira (26), serão promovidas palestras – abertas ao público e com tradução simultânea – sobre os temas “A cidade holandesa contemporânea” e “Patrimônio economicamente sustentável”. Os seminários acontecem a partir das 18h30, na Fundaj. A apresentação pública dos projetos resultantes do Workshop será na sexta-feira (27), a partir das 9h30, no mesmo local. 

print
Compartilhe:

Deixe um comentário