Arquidiocese vai promover Fórum de Justiça e Paz na Unicap
|A Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife, recriada este ano pelo arcebispo dom Fernando Saburido, promove o Fórum Justiça e Paz, nos dias 27 e 28/10, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
O encontro foi pensado para debater e buscar sugestões para a garantia dos direitos na circunscrição da Arquidiocese. A programação inclui palestras, mesas-redondas e grupos temáticos. Dentre os palestrantes do Fórum Justiça e Paz, estão dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB, e Marcelo Lavenere, membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz e ex-presidente da OAB.
O evento ocorre em parceria com o Instituto Humanitas Unicap. As inscrições para o evento podem ser realizadas gratuitamente pela internet, através do site www.unicap.br/ihu
De acordo com o padre Fábio Santos, que integra a Comissão de Justiça e Paz e preside a Comissão Arquidiocesana de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, as conclusões advindas com o Fórum vão pautar as ações e o planejamento da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Originariamente criada por dom Helder Camara, a Comissão de Justiça e Paz foi extinta em 1985. A refundação, como está sendo chamada a retomada dos trabalhos, aconteceu em maio deste ano e representa a concretização de um sonho de dom Fernando Saburido. A Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese renasce para promover os direitos humanos (direitos sociais, civis e políticos, assim como os direitos econômicos, culturais e ambientais), à luz da doutrina social da Igreja.
Programação
DIA 27 – Das 19h às 21h30
Acolhida musical (a partir das 18h30)
Mesa-redonda: Fé e cidadania construindo justiça e paz
Composição da mesa:
Presidência: Dom Fernando Saburido (Arcebispo de Olinda e Recife)
Padre Pedro Rubens (Reitor da Unicap)
Antônio Carlos Maranhão de Aguiar (Coordenador da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife)
Palestra: Fé e política: uma Igreja em saída
Palestrante: Dom Leonardo Steiner, Secretário Geral da CNBB
Palestra: Justiça a serviço da cidadania
Palestrante: Marcelo Lavenere (membro da CBJP e ex-presidente da OAB)
Haverá espaço para perguntas, por escrito, durante as palestras. As perguntas serão recolhidas por membros da CJP e encaminhadas aos palestrantes.
DIA 28 – Das 8h30 às 17h
Rodas de Conversa: salas dos Direitos Humanos (Civis, Sociais, Políticos, Econômicos, Culturais e Ambientais)
Serão organizadas seis salas/Grupos Temáticos, para cada um desses direitos, e em cada uma, serão discutidas questões que afetam o pleno exercício dos direitos e ações para superação das mesmas.
08h30 – Esclarecimento sobre o funcionamento das Salas/Grupos Temáticos (GT).
09h – Em cada sala/GT:
Provocação inicial;
Formação das rodas com no máximo 10 pessoas. A sala poderá ter mais de uma roda, dependendo do número de pessoas que queiram discutir as questões que afetam o exercício daquele direito.
Início das discussões, escolha do relator de cada roda;
Conclusão: escolha das 3 propostas de cada roda para enfrentamento dos problemas discutidos.
12h – Almoço livre
13h30 – Acolhimento cultural
14h – Retorno para as salas/GTs:
Plenária das rodas de cada sala para definição das três prioridades para cada um dos direitos debatidos (síntese das propostas de cada roda da sala) e escolha do relator para apresentação na Plenária Final.
15h – Plenária Final: Apresentação das três prioridades de cada sala/GT.
16h30 – Celebração inter-religiosa.
17h- Encerramento
Inscrições – São gratuitas e podem ser feitas a partir do 05/10, através do site: www.unicap.br/ihu
(Pascom Arquidiocese)