Arquidiocese rende homenagens ao Santíssimo Salvador, padroeiro da cidade de Olinda
|Com informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife
A Arquidiocese de Olinda e Recife celebra a partir desta quarta-feira (3), o Tríduo em honra ao titular da Igreja Catedral e padroeiro da cidade de Olinda, Santíssimo Salvador. O ponto alto da festa será no dia 6, quando os fiéis participarão da procissão, que sairá da Igreja São Pedro Mártir, e seguirá até a Catedral da Sé, onde o arcebispo metropolitano, dom Antônio Fernando Saburido, preside a Concelebração Eucarística de encerramento das festividades.
A programação da tradicional homenagem ao Santíssimo Salvador será aberta com a Procissão da Bandeira saindo, às 18h, da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, do bairro de Águas Compridas, em Olinda. Os devotos seguem em carreata até a Catedral da Sé, onde, às 19h, será celebrada a Santa Missa. Nos dias 4 e 5, as celebrações seguem o mesmo horário, começando às 19h. Todos os dias paróquias que fazem parte da cidade de Olinda são convidadas a participar das festividades.
As homenagens ao padroeiro de Olinda deste ano têm dois marcos importantes: estar inserido nas comemorações pelos 100 anos da Arquidiocese de Olinda e Recife e ser a reabertura da catedral para as missas dominicais. O tema “Senhor, é bom estarmos aqui” (Mt. 17, 4) ressalta essa ideia de acolhimento que a igreja-mãe da Arquidiocese é para os fiéis e para quem a visita. A arquidiocese retomou a campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas das chuvas no Estado e essa também é uma oportunidade de ser solidário com os mais necessitados. “É bom estamos aqui, mas Jesus precisa de nós em outras circunstâncias, onde ele igualmente se encontra. Eis porque ele nos envia em missão aos pobres e doentes, prisioneiros e marginalizados, pois o que fizemos ao menor dos irmãos é a Ele que estamos fazendo”, afirmou o cura da Catedral da Sé, monsenhor José Albérico Almeida. E concluí: “Abrindo as portas e o coração, acolhendo a todos e sendo solidários, estamos sendo fiéis à missão de Jesus”.
No dia 6, dia do padroeiro, quando se celebra a Transfiguração do Senhor, as comemorações iniciam às 8h, com a Alvorada Festiva, queima de fogos e repique de sinos. Em seguida, o pároco de São Pedro Mártir, monsenhor Valdenito Oliveira, dirige o momento de oração. Já às 16h, a procissão com a imagem do Santíssimo Salvador percorrerá as ruas do Sítio Histórico de Olinda em direção à catedral, onde dom Fernando presidirá a Missa de encerramento da festa.
Procissão da Bandeira
Local: Igreja Sagrado Coração de Jesus
Rua 12 de Dezembro, 109 – Águas Compridas – Olinda – PE
Dia: 3 de agosto
Horário: 18h