António Ladeira participará do Festlatino

António Ladeira, professor associado de Literaturas Lusófonas na Universidade de Texas Tech — onde é diretor do Programa de Português — virá participar do Festlatino com uma comunicação sobre três autores do Romantismo português: Camilo Castelo Branco, Almeida Garrett e Alexandre Herculano. O evento será realizado na Universidade Católica de Pernambuco, de 22 a 24 de outubro.

O trabalho que apresentará na Universidade Católica de Pernambuco incide na problemática dos códigos do gênero e da honra no contexto do século 21 em Portugal. O seu trabalho insere-se num projeto de livro que incluirá perspectivas comparativas aplicadas às literaturas portuguesa e brasileira no âmbito do Romantismo e Modernismo.

António Ladeira possui licenciatura em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Literaturas Hispânicas pela Universidade da Califórnia em Santa Barbara, tendo também lecionado nas universidades de Middlebury e Yale, ambas nos EUA. Além de questões de gênero (gender studies) a sua investigação tem privilegiado as literaturas da diáspora portuguesa e brasileira nos EUA e Canadá. Além de autor de múltiplos artigos acadêmicos em revistas internacionais, António Ladeira é autor de quatro livros de poesia, tendo trabalhado como tradutor literário e como letrista em colaboração com músicos de diversas nacionalidades, entre os quais se destaca a cantora americana Stacey Kent.

Este encontro permitir-lhe-á partilhar a seu trabalho recente com investigadores brasileiros, com quem espera colaborar no sentido de uma promoção recíproca das literaturas de Portugal e Brasil. Além disso, espera-se que a sua participação no Festlatino conduza a um estreitar de laços entre a Universidade Católica de Pernambuco e a sua congênere americana – a Texas Tech University.