Andréa Câmara é homenageada na despedida da coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo

Andréa Câmara e Paula Maciel, respectivamente. foto /  Thiago Vasconcelos
Andréa Câmara e Paula Maciel, respectivamente. foto / Thiago Vasconcelos

O fim de um ciclo muito bem-sucedido e o dever cumprido em dez anos dedicados à coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap, e, agora, o início de um novo desafio. É com este sentimento que a professora Andréa Câmara deixa a coordenação do curso para assumir a direção do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Durante o evento de comemoração dos 10 anos do curso, ela foi homenageada por alunos, professores e funcionários.

Para o lugar de Andréa, chega a professora Paula Maciel, que planeja e deseja que o curso continue conectado com a realidade do mercado de trabalho. “O desafio é grande. Mas acredito que nós professores e alunos, juntos, realizamos o curso. É indispensável que permaneçamos atentos e conectados com o que há de novo no mercado, observar as exigências dele e se preparar”, disse.

Outro ponto destacado pela nova coordenadora foram o uso de novas tecnologias com a preocupação de ambientes sustentáveis. “A construção de um laboratório digital para o curso de arquitetura e a melhoria do escritório modelo vão nos permitir estar conectados com o mundo tecnológico que vivenciamos hoje. Utilizar as ferramentas digitais na concepção do projeto, simular situações a partir de um modelo projetado, antes, em sala de aula. E, claro, utilizar o melhor que a tecnologia pode oferecer à arquitetura sem esquecer da sustentabilidade ambiental”, explica Maciel.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco chega aos primeiros dez anos com grandes conquistas, vários projetos desenvolvidos e antenado com os problemas dos espaços urbanos das cidades e, principalmente, do Recife. O envolvimento de um curso como este no debate urbano é mais que necessário é decisivo e contribui para uma cidade com mais qualidade de vida pensada para o desenvolvimento de uma arquitetura mais responsável e humana.