Alunos, professores e funcionários participam de caminhada em comemoração aos 60 anos da Universidade

Fotos: Luca Pacheco

Na tarde do último sábado (22), alunos, professores e funcionários da Universidade Católica de Pernambuco participaram da “Caminhada dos + 60 da Católica”, promovida pelo Instituto Humanitas Unicap, Pastoral, Grupo do Caminho e Curso de Teologia da Católica.

Um dos principais objetivos da passeata foi o de viver uma experiência de vida, compartilhada em uma marcha a pé da Católica até o Alto da Sé, em Olinda, em comemoração ao 60º aniversário da Instituição.

A caminhada já é uma tradição na Católica e procura refletir sobre o trabalho do padre Alberto Hurtado, sacerdote chileno da Companhia de Jesus, que dedicou a sua vida a Deus e ao serviço dos mais pobres.

A Caminhada

A caminhada foi marcada por cinco momentos. O primeiro foi realizado às 14h no Colégio Liceu Nóbrega, onde houve a acolhida e concentração dos 60 participantes. No mesmo local, ainda na concentração, os integrantes da marcha puderam participar do Momento Cultural, onde assistiram à apresentação do Grupo Cultural de Capoeira da Unicap.

Às 15h teve início a “Caminhada dos + 60”, com saída da Rua do Príncipe, até a Rua do Lima. Lá, os participantes foram recepcionados pelo Padre Francisco Caetano Pereira, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, que está completando 100 anos. Foi hora de relaxar e fazer um lanche. Às 16h30, todos deixaram a Paróquia e seguiram pela Av. Cruz Cabugá em direção ao destino final, o Alto da Sé, em Olinda.

O terceiro momento da caminhada foi às 17h45, com a chegada dos participantes ao Alto da Sé, quando tiveram um momento de descanso, ao lado da  Academia Santa Gertrudes.

O quarto momento aconteceu às 18h30, quando houve um jantar no Convento das Dorotéias de Olinda, regado a vinho chileno.

O quinto e último momento da caminhada foi marcado pelo “Os +60 em Ritmo e poesia”, quando  os participantes assistiram a uma apresentação do melhor da MPB no terraço do Convento das Dorotéias, sob a coordenação da professora da Unicap, Haideé Camelo.

Todos os inscritos no evento doaram um quilo de alimento não-perecível, que foi entregue a uma creche da cidade de Água Preta, atingida pelas enchentes do ano passado.