Alunos, professores e funcionários da Católica estão na torcida pelo Brasil

O Brasil estreia amanhã, às 15h30, na Copa do Mundo da África do Sul, enfrentando a Coreia do Norte e, na Católica, professores, alunos e funcionários estão na torcida pelo hexa. Após quatro dias de jogos, os torcedores já puderam ver 11 partidas e avaliar o desempenho de mais da metade dos times participantes. Quem será o campeão da primeira Copa na África?

O auxiliar administrativo Múcio Pessoa vai assistir ao jogo com os colegas no Centro de Ciências Sociais da Católica. Ele aposta num placar de 3 X 0 para o Brasil, mas é menos otimista quanto ao grande campeão. Baseado nas partidas que já viu, ele aposta na Alemanha ou na Argentina. “Acho que o Brasil está meio desacreditado, como em 94. Não está mostrando muita confiança.” Se o Brasil está parecido com o time de 94 não dá pra garantir Múcio, mas, se a Seleção voltar da África do Sul como voltou dos Estados Unidos naquele ano, o país ficará muito agradecido.

O professor Fernando Lapa, coordenador geral de Esportes da Católica e Pró-reitor Comunitário em exercício, pretende ver a partida na Universidade, mas revela que tem convites para assistir na tenda do Polo Pina. Ele também aposta no 3 X 0 a favor dos brasileiros. “Não será um campeonato fácil, mas pela equipe o Brasil é um time forte. Se tiver um pouco de sorte, terá condições de ganhar a Copa.”, diz o professor, que acredita no hexacampeonato este ano.

O ascensorista Marcelo Chaves pretende estar em casa, mas confessa que se for preciso trabalhar na hora do jogo, vai acompanhar a partida nem que seja pelo informativo publicitário presente nos elevadores, que mostra o placar dos jogos. Ele também acredita que a taça virá para o Brasil este ano, e aposta numa derrota coreana por dois gols.

Tem gente que vai assistir ao jogo em casa, gente que pretende ver no trabalho, mas há quem viaje 190 quilômetros para estar junto com a família nesse momento. É o caso do estudante de Psicologia Emerson Borges, que vai amanhã para Campina Grande. O palpite dele é 3 X 1 Brasil, mas acha que a Argentina será a campeã  deste ano. “Eles estão bem mais preparados”, acredita.

Os estudantes de Ciências Biológicas Maria Cecília, Joana Penha e Peres Augustus fazem coro sobre o placar de amanhã: 2 X 1 para a canarinha. Embora o país passe pela Coreia do Norte, eles não se mostram tão confiantes sobre o restante do campeonato. “O time não parece tão bom, estamos enfrentando uma abstinência de craque”, é o diagnóstico dos três.

Numa época em que os bolões e apostas proliferam, é difícil encontrar alguém que não arrisque um palpite no placar. O professor Alexandre Figueiroa, coordenador do curso de Jornalismo, é um desses casos. Ele acompanhará a transmissão do jogo em casa, mas prefere não fazer nenhum tipo de previsão sobre placares, muito menos em relação ao vencedor da Copa.  “Não gosto de fazer esses prognósticos. A Coreia pode ser uma zebra, prefiro esperar pra ver, mas espero que o Brasil ganhe”, explicou o professor.