Alunos participam da II Jornada de Encerramento do Ciclo Básico em Medicina

mmmmeeeAlunos do terceiro período do curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco participaram na manhã da última quinta-feira (9) da II Jornada de Encerramento do Ciclo Básico em Medicina, no bloco J da Unicap. O objetivo é fazer com que haja uma integração maior entre as matérias que compõem os três primeiros períodos do curso.

A ideia de fazer um evento voltado para a área de pesquisa surgiu a partir da disciplina de “Metodologia da Pesquisa Científica”, em sala de aula e, devido ao sucesso da iniciativa, na edição deste semestre, a organização optou pela ampliação da jornada. “Com a adesão de outras disciplinas, a gente teve a ideia de ampliar a iniciativa e não se restringir apenas para uma ou duas cadeiras”, contou a Profa. Dra. Shalom Pôrto. Depois da abertura com professores, os estudantes apresentaram o resultado das pesquisas que realizaram durante este semestre.

De acordo com a Profa. Dra. Manuela Souza, há uma grande dificuldade de realizar pesquisas no país, mas é importante mostrar aos alunos como superá-las. “Antes de começar a lecionar na Católica, eu trabalhava apenas com pesquisa. Então, via toda a dificuldade que tem de se fazer pesquisa aqui no Brasil e é bom mostrar isso. Trouxe vídeos, debati com eles mostrando essa problemática, mas também como superá-la”, pontuou.

O Prof. Dr. Alexandre Beltrão ressalta a importância do aluno ter desde cedo contato com a investigação científica. “A pesquisa é importante na formação médica, porque trabalha muito com evidências científicas e com o desenvolvimento das práticas de saúde. Nós tentamos também conciliar a investigação científica com as questões sociais e biológicas na formação destes futuros médicos. É ter o compromisso social e a ciência como um elemento de transformação da realidade e não apenas centrar num modelo médico mais tradicional”, disse.

13262325_872554792856557_2101736479_oLizandra Dias, aluna do terceiro período de Medicina da Católica, junto com colegas, desenvolveu um jogo que facilita o aprendizado em Parasitologia. A partida acaba quando o grupo percorre todas as casas do tabuleiro antes dos demais. O jogo consiste em um tabuleiro, onde as casas são percorridas conforme os acertos que a equipe tem nas perguntas. O jogo contém 52 cartas e 30 casas. “Nosso jogo foi muito divertido de se fazer e muito produtivo, porque a gente aplicou inicialmente numa turma de Medicina da própria universidade, mas pretendemos ampliar essa aplicação. Além de aprendermos mais sobre Parasitologia, proporcionamos esse conhecimento para outros alunos”, contou.

Para Hugo Montenegro mostrar o que foi investigado e unir a teoria com a prática é fundamental na formação acadêmica.”É importante a gente colocar em prática os conhecimentos que a gente adquire ao longo do período e poder expor isso para um público diferente do que temos em sala de aula. Teoria e prática têm contribuições diferentes para que possamos conseguir aprender de uma melhor forma”.