Alunos elogiam curso de Música e Religião

Na manhã desta sexta-feira (28), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, aconteceu o último dia do curso de extensão de Música e Religião, ministrado pelo músico, artista e pedagogo, Silvério Pessoa. A atividade faz parte do programa Universidade Não Tem Idade. O curso abordou a música e a religiosidade desde a Grécia, Roma, Idade Média até o surgimento do mercado atual. O planejamento e estrutura do curso foram montados durante seis meses. O curso contou com profissionais de diversas áreas, como saúde, direito, psicologia, letras, antropologia, sociologia, história, música, teologia, jornalismo, entre  outras.

Para apresentações das aulas foram utilizadas canções que abordaram o tema dentro da MPB até o Rock, trechos de filmes, leituras e análises de textos teóricos e a apresentação do projeto de autoria de Silvério Pessoa. “Para mim, foi uma grande surpresa descobrir e transformar algo prazeroso em contagiante. Estou muito satisfeito com o resultado”, ressalta Silvério.

O último dia recebeu uma abordagem mais lúdica, um passeio na história de toda a produção de mercado e suas relações com a religião. Silvério apresentou uma gama considerável de bibliografia e referências. Na quinta-feira (27) chegaram até o canto gregoriano, passando pela reforma, contra-reforma e abordagem da música e mercado, além de trabalhar o conceito de modernidade, apresentando alguns grupos musicais vinculados à temática de religiosidade humana.

“O objetivo de toda universidade é se colocar a serviço de toda a sociedade e, na Católica, não é diferente. Então, a proposta de alunos dos cursos de pós-graduação colocarem suas experiências, seu saber, seu conhecimento para a população, é exatamente a função que a universidade está cumprindo. Fiquei bastante lisonjeado e achei importante a ideia de Silvério, uma pessoa do mundo da música, um artista, com tanto compromisso, passar um pouco de sua experiência”, frisou o professor de Teologia da Unicap, Luis Moura.

A aposentada Tereza Cristina ressalta que o curso “foi muito enriquecedor. Me surpreendeu, pois nunca tinha visto nada do gênero. Foi muito rico e ultrapasou minhas expectativas. Silvério é uma pessoa maravilhosa e escolhi o curso para saber realmente a relação de música e religião”.

A estudante de Ciências Sociais e música Marcela Filizola comenta o que achou do curso: “Maravilhoso e de grande aprendizado, tanto pessoal quanto intelectual. Foi muito além das minhas expectativas, pois eu não esperava que Silvério fosse uma pessoa tão humana e generosa. Escolhi esse curso, pois pretendo estudar música e religião”.