Alunos e professores do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Unicap acompanham eleição do Papa

Ansiedade. Essa foi a palavra que tomou conta dos alunos e professores do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) que acompanharam atentamente, na tarde desta quarta-feira (13), no auditório do CTCH, o anúncio do novo Papa. O local ficou pequeno para a quantidade de professores e alunos dos cursos de ciências humanas interessados em acompanhar o resultado do conclave.

O anúncio do nome do novo Papa, o argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, causou surpresa no auditório, já que se tinha como favorito um brasileiro, o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer.

Apesar da surpresa, todos os presentes fizeram muito barulho no auditório e comemoraram o resultado do conclave que escolheu o Papa Francisco.

O padre e professor do curso de Teologia da Universidade Católica de Pernanbuco, Valdir dos Santos, falou sobre o novo Papa. Na sua opinião, a Igreja Católica está se abrindo para o mundo ao eleger um papa latino-americano, mas ressaltou que não significa que terá mudanças nos princípios da fé, mas sim na organização.

“A Igreja está se abrindo para o mundo por eleger um papa latino-americano, mas  não quer dizer que a Igreja sofrerá alterações nos princípios da fé, mas sim na sua organização”, disse.

Sobre o nome Francisco, o padre Valdir afirma que o nome não foi escolhido por acaso e sim pela história do santo Francisco. “O nome significa que o Papa tem noção da realidade da Igreja, então o nome Francisco pode indicar um Papa que não teme o desafio da realidade da Igreja”, destacou.