Boletim Unicap

Alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração visitam a Junta Comercial de Pernambuco

Fotos:Rafael Sabóia



Se obter os conhecimentos necessários de uma matéria na teoria é bom, ter a oportunidade de presenciá-la na prática é melhor ainda. E foi com objetivo de unir os conhecimentos da teoria com os da prática, que o professor Fernando Lapa Guimarães, do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco, e que leciona a disciplina Legislação Comercial e Societária, nos cursos de Ciências Contábeis e Administração de Empresas, levou na manhã da última sexta-feira (9) os alunos desses dois cursos para conhecerem a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe).   

Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a história da origem da Jucepe; qual o trabalho que é realizado no órgão governamental; como são organizados os processos que chegam à junta; o dia a dia de trabalho na Jucepe; quais os profissionais que nela trabalham; como é feito o processo de abertura de uma empresa; e o que é necessário para se obter o registro de funcionamento de uma empresa, o chamado CNPJ. Os universitários viram também um exemplo de modelo de contrato de registro de uma empresa, além de observarem, através de um gráfico, o número total absoluto de empresas que são abertas somente no estado de Pernambuco.

Professor Fernando Lapa

Os alunos também aprenderam quem pode e quem não pode exercer o cargo de gestor administrativo de uma empresa. O que é preciso para ser dono de uma empresa e o que é necesário para que a mesma funcione legalmente. “Como vemos na teoria o que é feito no trabalho na Legislação Comercial e Societária no processo de registro de uma empresa, creio que seja importante também proporcionar aos alunos visitas como essa, para uma melhor compreensão prática da disciplina, mostrando a eles o que uma empresa deve fazer para poder funcionar”, disse o professor Fernando Lapa, que acredita que sair um pouco da rotina de sala de aula, melhora o desempenho dos alunos na disciplina.      

A responsável pela recepção dos alunos da Católica foi Maria Guilene, coordenadora de Registro da Jucepe, que deu as boas-vindas aos alunos e, em seguida, fez uma breve introdução do que os visitantes iriam conhecer na Junta Comercial de Pernambuco.    

Rapidamente, os alunos também puderam conhecer Roldão Paes Barreto, secretário da Junta Comercial de Pernambuco, que saudou aos alunos e apresentou o trabalho que realiza na Jucepe. Paes Barreto não pode acompanhar toda a visita do alunos, pois estava em reunião no mesmo momento da visitação e teve que voltar rapidamente para a mesma. Apesar da rápida aparição, ele pode explicar aos alunos como é feito o trabalho do secretariado da Jucepe.Depois da presença de Paes Barreto, a coordenadora  de Registros, principal responsável pela liberação ou não do CNPJ das empresas, Maria Guilene, prosseguiu a explanação de apresentação da Junta aos alunos. Os estudantes aproveitaram para tirar suas principais dúvidas sobre a Jucepe e assuntos que já foram estudados em sala de aula, mas que não tinham conhecimento de como são utilizados na prática.

“Visitas como essas são ótimas, pois você vê na prática tudo aquilo que foi aprendido em sala de aula. Você não adquire somente um conhecimento básico teórico do que seria a Legislação Comercial e Societária. A disciplina se torna até mais agradável de se aprender e não se torna algo monótono e chato, visto que não se trata de uma disciplina específica do meu curso”, disse Raissa Borges Vasconcelos, aluna do curso de Administração que, mesmo estando desperiodizada, disse ter aproveitado a oportunidade oferecida pelo professor de sair da rotina de sala de aula e ter uma aula prática.  

 

“Se há algo de interessante que vejo nessa visita, é que aprendemos a teoria do curso e a colocamos na realidade funcional da profissão. Espero que depois dessa visita, possamos esclarecer dúvidas, que normalmente temos, de como funciona o órgão que regulamenta praticamente toda a gestão de empresas do Brasil”, disse Edmar José, aluno do curso de Administração, que está satisfeito com o que vem aprendendo na disciplina.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário