Alunos do Projeto Horizonte participam de aula no mangue

Na tarde de sexta-feira(30), o Projeto Horizonte realizou uma aula bem diferente do que acontece todos os dias no laboratório de computação, para os alunos com necessidades educacionais especiais. Cerca de 40 estudantes, acompanhados pelos responsáveis, participaram de um passeio-aula no manguezal, próximo à Casa da Cultura, no Centro de Recife.

O Projeto Horizonte, que tem uma parceria com o Fé e Alegria do Brasil em Pernambuco, é um programa social que oferece educação e inclusão social a crianças e adultos com dificuldade de aprendizagem e portadoras de necessidades especiais.

O paseio-aula fazia parte de uma pesquisa elaborada dentro do laboratório, intitulada “Mangue não é lugar de lixo”, na qual os alunos descobriram a importância do mangue no bioma ecológico, as formas de vida existentes nele e como preservar o espaço que a cada dia vem sofrendo mais com a ação de degradação homem.

“Os alunos já sairam com um conhecimeto prévio do laborátório, aqui, eles tiveram a oportunidade de ver na prática de confirmar o aprendizado e ter contato direto com tudo o que é abordado dentro da sala”, afirmou o professor da turma Jadiel de Araújo e estagiário do Projeto Fé e Alegria. A aula foi finalizada com a coleta de alguns matérias não biadegradáveis pela natureza, levados ao local onde deveriam ser depositados: o lixo.

Ainda ocorreram outras aulas fora do campus universitário da Católica, com a mesma temática do mangue, que será no próximo dia 14, no Espaço Ciência, na cidade de Olinda. Haverá uma exposição realizada pelos estagiários do projeto, exibindo a apresentação de tudo o que foi visto pelos alunos dentro do programa social.