Alunos do MBA em Planejamento e Gestão Ambiental visitam obras de hidrelétrica em Ribeirão

Com informações da coordenação do MBA em Planejamento e Gestão Ambiental.

Alunos e professores do MBA em Planejamento e Gestão Ambiental participaram no dia 26/02 de uma visita técnica à Pedra Furada Energia, empresa do grupo Cornélio Brennand, situada no engenho Cajuí, no município de Ribeirão, a aproximadamente 80 km do Recife. A empresa Atiaia Energia está construindo no local uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) e o diretor da obra é o aluno do MBA, o engenheiro civil Paulo Briese.

O transporte até o local foi em um ônibus cedido pela empresa Pedra Furada Energia. Participaram da visita as professoras do MBA Clarisse Wanderley Souto Ferreira, Christianne Torres de Paiva e Simone Nascimento de Souza, além da coordenadora do curso, Maria Helena Paranhos Gazineu.

A Pedra Furada Energia tem compromisso com o meio ambiente, prezando pelo baixo impacto ambiental e segue a legislação ambiental vigente. Já estão sendo implantados, na obra, programas de preservação socioambiental. Entre as atividades de educação ambiental previstas, algumas já estão sendo realizadas, tais como minicursos e palestras sobre temas como separação de resíduos, cuidados com o solo e água, para alunos e professores de escolas dos municípios de Ribeirão, Joaquim Nabuco e Cortês.

Antes do início da obra, a Atiaia realizou diversos estudos e um completo levantamento da flora e fauna nativa. Para garantir a preservação do meio ambiente, será construída uma área de preservação permanente (APP), localizada nos 30 metros de cada margem do reservatório; o replantio das espécies nativas da região já foi iniciado.

Durante a visita, os participantes tiveram oportunidade de conhecer as obras da construção nas suas diversas etapas e firmaram o compromisso de voltar em poucos meses, após o início das operações, previsto para julho de 2011.

Alunos que participaram:

Alexandre Batista Vieira