Alunos do Liceu assistem à palestra sobre drogas e bullying

O Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios está com uma nova proposta para os alunos. A diretora Zélia Correia, juntamente com a sua equipe, tem realizado palestras para alertar os jovens sobre os problemas mais reais do cotidiano da sociedade, como é o caso das drogas e do bullying. Na manhã de sexta-feira (25) aconteceu no auditório G2 da Unicap o primeiro evento para os estudantes do ensino fundamental (7º e 8º séries), que reuniu autoridades da  Patrulha Escolar. A mesa foi presidida pelo major Cláudio, os soldados Ayron e Florêncio e o ex-usuário de drogas Miguel.

Iniciando, o major Cláudio deixou claro que por estar à frente dos adolescentes não simbolizava que ele era melhor do que os presentes. E contou sua história de vida. “Sou de família humilde, meus pais na época não tinham recursod para me dar tudo o que eu quisesse, nem satisfazer a todas as minhas necessidades. Minha vida foi cercada por muitos sacrifícios”. E o major vai além e acende a esperança de muitos. “Assim como eu, vocês podem ser os futuros oficiais”, declarou.

Logo depois, o soldado Ayron iniciou falando sobre drogas. É cada vez mais comum observarmos o intenso uso de drogas em nosso convívio. As drogas em sua maioria trazem um efeito muito poderoso, podendo causar ao usuário uma dependência que o prive de toda sua rotina. O soldado explicou que muitas pessoas começam a usar drogas por uma má influência entre amigos, por problemas na família, ou até mesmo, por querer um certo tipo de “destaque” entre os demais. O que esses jovens que seguem para esse mundo desconhecem são os graves sintomas após já estarem utilizando as drogas. É comprovado que a maconha e o crack causam dependência física e psicológica, alterando todo o comportamento do dependente.

Em seguida, foi a vez de falar sobre o bullying, que é a violência causada nas escolas, onde acontecem ameaças, opressão e humilhação ao agredido. De forma bem prática e dinâmica, o soldado Florêncio contou que esta prática está cada vez mais comum entre os estudantes. Para um melhor entendimento, o soldado pediu para que um aluno seguisse caminhando e, então, esbarrou-se com ele. “Está cego. Você é doido. Tá com o olho aonde que não me viu passar?”. Atitudes como essas são bastante comuns e em sua grande maioria causadas por falta de tolerância do agressor. Mas o que poucos sabem é que esse tipo de prática é crime e pode dar cadeia.

Para finalizar, foi a vez do ex-usuário de drogas Miguel falar. Ele esteve voluntariamente na palestra para contar a sua história de vida e, com isto, alertar os jovens para os riscos do consumo de drogas. Segundo ele, esses são eventos essenciais para abrir os olhos da nossa juventude. “Essa criançada precisa saber os grandes riscos que as drogas oferecem. Tenho muito prazer em contar toda a minha experiência para que fique de lição ao jovens que serão o nosso futuro”, contou.