Alunos do Ensino Médio descobrem como produzir um evento no Católica In
|Na última terça-feira (11), alunos do Ensino Médio visitaram a Universidade Católica de Pernambuco com o objetivo de conhecer os cursos que a instituição. O projeto é mais conhecido como Católica In (Informação Profissional). Grande parte dos estudantes se interessou em participar da oficina “Produção de Eventos”, ministrada pela ex-aluna da casa, Ieda Pereira.
Formada em Relações Públicas, Ieda atualmente trabalha na Prefeitura do Cabo de Stº Agostinho, e aproveitou a oportunidade para falar um pouco de como o profissional de Relações Públicas se prepara na produção de um evento. De acordo com Ieda, o sucesso dessas realizações depende do planejamento. “Ele é a base para que dê tudo certo”, afirmou.
Todavia, esse planejamento não pode ser feito de qualquer maneira. Ieda falou de alguns pontos essenciais para que tudo ocorra bem: “Devemos traçar objetivos gerais e específicos, para escrever o que se pretende com o evento; saber que público se quer atingir com o evento, podendo ele ser externo, interno ou misto; apontar estratégias de atração do público; correr atrás dos recursos humanos, materiais, físicos e financeiros – essenciais para realização efetiva do evento; implantação – descrever todas as ações desde o início ao término do evento; fatores condicionantes, que se trata de fatos, decisões e acontecimentos aos quais o projeto fica ou pode ficar condicionado à sua realização; acompanhamento de controle, delegando funções e determinando quem coordenará o processo de organização do evento; previsão orçamentária e, por fim, avaliação feita após o término do evento.”
A fim de mostrar como acontece na prática esse planejamento, Ieda exibiu um trecho do filme “Onze Homens e Um Segredo”, que, de acordo com ela, tem sido muito utilizado como exemplo na área administrativa. Depois disso, Ieda discutiu com os alunos quais seriam os pontos de planejamento identificados no filme – onde um grupo de onze homens está arquitetando roubar três cassinos de Las Vegas. Os estudantes se interessaram e, nesse exercício, mostraram que tinham entendido como é feito um planejamento.
Rayane Lima, 17, é estudante do 3º ano do Colégio Único revelou que gostou da oficina, mas que continua em dúvida de que carreira seguir. “Estou tão indecisa que me inscrevi em uma oficina por dia, até a sexta-feira. Resolvi participar dessa oficina apenas para descobrir como funciona o curso de Relações Públicas e o que esse profissional faz”, afirmou.
A oficina aconteceu na sala 510 do bloco A da Universidade Católica de Pernambuco. De lá, os alunos seguiram fazendo um “tour” pela universidade e conheceram os estúdios de Rádio e Televisão, a Agência Experimental de Relações Públicas, a Assessoria de Comunicação da Unicap (Assecom), a Agência Experimental em Publicidade e Propaganda (Aê), os laboratórios de fotografia e produção gráfica e a biblioteca. Depois da visita, os interessados seguiram para o 2º andar do bloco G com o objetivo de participar de uma orientação profissional gratuita oferecida pela Católica.