Alunos do curso Pré-universitário começam a ter aulas aos sábados

O curso Pré-universitário promovido pela Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife, juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco, promoveu no dia 10 a primeira aula do semestre aos sábados, no auditório G1.

A professora de geografia Roseane Carapeba, responsável por conduzir as aulas aos sábados, contou que sua meta é contribuir na formação da cidadania geográfica, na vivência no dia a dia, na contextualização socioeconômica e política e nos fenômenos naturais. “Minha contribuição é alertar os alunos sobre a necessidade de sustentabilidade do planeta”, completa.  A aula começou com uma introdução à ciência geográfica. Em seguida, foram abordadas a evolução do pensamento geográfico e a contribuição da geografia nos dias de hoje.
Os 350 alunos do Pré-universitário do Fé e Alegria estão divididos em sete turmas, sendo duas no horário das 8h às 12h e cinco no horário das 14h às 18h. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, e  em alguns sábados, abordando a temática que faz parte do programa no que se refere a aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser no sentido de fomentar a participação cidadã e a preparação para a formação integral, em especial, a profissional e, consequente, inserção social.

Com duração de 11 meses (fevereiro a dezembro), o trabalho é coordenado e acompanhado por profissionais do Projeto e conta com a participação de estagiários das diversas licenciaturas da Unicap. Ao longo do desenvolvimento das atividades, será realizado registro sistemático, abrangendo o planejamento, o acompanhamento e avaliações das intervenções realizadas. A avaliação será contínua e processual, considerando-se a participação e engajamento no processo.