Alunos do curso de Publicidade e Propaganda assistem à palestra sobre Gestão de Marcas

Fotos: Rafael Sabóia

Alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco tiveram, na manhã desta quinta-feira (25), uma aula diferente. Eles assistiram no auditório G2 da Universidade à palestra sobre “Gestão de Marcas”, conhecida no mundo publicitário como “Brandin”, que foi ministrada pelo diretor-presidente do Grupo 9 de Comunicação, Giovani Di Carlli.

Antes da apresentação de Giovani, Sérgio Passos, representante da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), abriu o evento saudando a todos os estudantes e aproveitou para apresentar aos estudantes o Concurso Cultural Universitário, promovido pela ABP e convidou a todos a participarem da disputa, apresentando seus trabalhos realizados dentro ou fora do campus universitário. Na região Nordeste, a Universidade Católica,foi a escolhida para ser a representante nordestina no concurso e a receber a palestra sobre Gestão de Marcas. O concurso se baseia na promoção do Festival Brasileiro de Publicidade, e tem como principal objetivo, aproximar o mercado de trabalho publicitário da universidade.

Após a rápida apresentação do representante da ABP, foi a vez de Giovani Di Carlli tomar a palavra e conversar com os alunos sobre como um publicitário deve trabalhar na gestão de uma marca. O diretor-presidente do Grupo 9 de Comunicação exibiu dois filmes. Um vídeo-clipe da cantora Marisa Monte, no qual ela cita em sua música várias marcas de produtos conhecidos do grande público, como por exemplo, Volkswagem e o lava-roupas OMO. Também exibiu uma animação, na qual uma cidade é rodeada de marcas conhecidas internacionalmente. “Se vocês perceberem, essa animação retrata a nossa realidade de hoje e sempre. Estamos rodeados de marcas publicitárias. Vivemos em uma espécie de ‘mundo das marcas’, disse o diretor-presidente do Grupo 9 de Comunicação.

Giovani também apresentou para os alunos uma tabela com um ranking das marcas de maior divulgação mundial. O diretor do Grupo 9 interagiu diretamente com os alunos presentes e com os professores do curso de Publicidade a respeito de marcas que ficaram gravadas na mente do público consumidor apenas pelo nome a elas vinculado. Ele citou como exemplo as marcas da Coca-Cola, Gillette, Contonete e Bombril. “O consumidor ao comprar um produto não o associa ao seu nome, mas sim aquela marca imposta há vários anos por um grupo de marketing publicitário, que criou um nome para determinado produto, de fácil memorização e que, a partir dele, o consumidor passou a identificar os produtos pelo nome da marca e não pelo real nome do produto”, explicou Di Carlli.