Alunos do curso de História têm aula de campo na Casa da Cultura

Saída de Campo Casa de Detenção 2015.2Alunos do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco, que cursam a cadeira de Cultura Brasileira, reservaram a tarde do último sábado (12) para participar de uma aula de campo na antiga Casa de Detenção do Recife, que abriga hoje a Casa da Cultura. Os alunos estavam acompanhados do professor Tiago da Silva Cesar.

De acordo com o professor, a visita serviu não só para conhecer as instalações de um modelo carcerário antigo, mas também para poder compará-lo com o sistema penitenciário atual. . De acordo com ele, “a Casa de Detenção nasce no século XIX, assim como outras prisões correcionais, com o intuito de “corrigir/regenerar” os reclusos, a fim de que, ao término da condenação, não voltassem a reincidir. Os projetos penitenciários oitocentistas não deram certo, a própria introdução de oficinas de trabalho duraram apenas alguns anos, como de fato ocorreu em nosso caso, retornando já a finais da década de 1860 à velha ociosidade forçada”. E complementa: “Ainda hoje não dispomos de um sistema prisional eficiente, que apresente e ofereça condições idôneas para a tarefa ressocializadora. A situação prisional dos dias de hoje é alarmante, ainda mais com um patente recuo do Estado no gerenciamento das instituições e da vida presidiária. Numa manhã de muito calor, os alunos sentiram na pele o quanto se suava dentro da velha Detenção… mas isso foi motivo para recordar que as condições de hoje, não são muito diferentes daquelas enfrentadas pelos prisioneiros do passado”.

“A situação prisional dos dias de hoje é alarmante, ainda mais com um patente recuo do Estado no gerenciamento das instituições e da vida presidiária. Numa manhã de muito calor, os alunos sentiram na pele o quanto se suava dentro da velha detenção. Mas isso foi motivo para recordar que as condições de hoje não são muito diferentes daquelas enfrentadas pelos prisioneiros do passado”.