Alunos do curso de História têm aula de campo em engenhos de Vicência

alunos-de-historia

Os alunos do 8º período do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco  participaram, no domingo (9), de uma aula de campo em Vicência, a cerca de 87 Km do Recife. A aula sobre a questão açucareira pernambucana foi ministrada pelo coordenador do curso, o Prof. Dr. Flavio Cabral, docente da cadeira de História de Pernambuco.

O grupo visitou dois antigos engenhos: o Jundiá e o Poço Comprido. A primeira propriedade foi o local do nascimento do historiador e geógrafo Manuel Correia de Andrade. A turma foi recebida à porta da casa-grande, um chalé do início do século XX, decorado com mobiliário da época, pela senhora Zélia Correia que, como anfitriã, mostrou cada pedacinho da propriedade. O engenho está nas mãos dos Andrade desde 1879, entretanto teria sido fundado em 1817.

Em seguida, foi visitado o engenho Poço Comprido, propriedade do século XVIII tombado pelo IPHAN. A colonial casa-grande está interligada à capela por uma
passarela interna, tornando-se um charme à parte.