Alunos do curso de História participaram da XV Assembleia do Povo Xukuru

0
Alunos do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco que fazem a disciplina História e Cultura dos Povos Indígenas, ministrada pelo professor Tiago Cesar, participaram domingo (17), em Pesqueira, da XV Assembleia do Povo Xukuru, realizada na tribo dos índios Xukuru Ororubá.
A viagem teve o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a cultura e as lutas indígenas de um dos povos que nos anos 1990 e 2000 lograram o reconhecimento e, com ele, a legitimação da posse da terra por parte do Estado.
A Assembleia, que teve como lema “Limolaygo Toype: Em defesa da Mãe Terra”, focou no primeiro dia na questão das lutas e conquistas da terra por parte dos povos indígenas. Após a apresentação das delegações e dos líderes indígenas, houve uma palestra ministrada por Cleber Buzatto (CIMI), na qual ele discorreu sobre a PEC 215 e seu caráter antidireitos constitucionais e indígenas, e a atual conjuntura política desfavorável à demarcação de novas reservas e a manutenção das já adquiridas pelas populações indígenas.
Na foto, os alunos e o professor Tiago Cesar estão acompanhados do Cacique Marcos, filho do falecido Cacique Chicão.