Alunos do curso de Engenharia Química apresentam TCC

Na tarde desta quinta-feira (17), quatro alunos do curso de graduação em Engenharia Química apresentaram seus respectivos trabalhos de conclusão de curso (TCC). A defesa dos projetos aconteceu na sala multiuso do bloco D.

O primeiro trabalho a ser apresentado foi o intitulado Subsídios para Implantação do Sistema de Gestão Ambiental nas Indústrias Metalúrgicas Pescarmônia S/A (IMPSA), de autoria da estudante Renata Caroline A.de Melo e orientação do Prof. Dr. Fábio José de Araújo Pedroso. O objetivo do trabalho foi realizar a implantação de um sistema de gestão ambiental na IMPSA, empresa de geradores eólicos em Suape.

Logo em seguida às considerações da banca, foi a vez de Rodrigo Cornélio Fontes exibir o trabalho Avaliação de Impactos Ambientais Causados na Implantação de Dutos para Transporte de Gás Natural. O projeto, que contou com a orientação do prof. Msc. Benigno José dos Santos Neto, teve como objetivo analisar os impactos ambientais causados pela implantação de dutos para transporte de gás natural do Projeto Gasene, sobretudo o gasoduto Cacimbas – Catu – GASCAC (Petrobras), obra que percorre o estado do Espírito Santo até a Bahia.

Posteriormente, Klebson Barbosa Dantas apresentou o trabalho Simulação do Comportamento Fluidodinâmico em um Reator Batelada Utilizado na Produção de Azida de Chumbo. O professor orientador do projeto foi o Dr. Wagner Eustáquio de Vasconcelos e o co-orientador foi do Msc. Hilário Jorge. Para o estudante, eles foram grandes responsáveis para o sucesso do trabalho. “Eu estava bastante nervoso, mais o apoio deles me deu mais segurança”, afirmou. Dantas pretendeu, através da pesquisa, estudar o comportamento de um fluido dentro de um reator.

Por fim, a Investigação físico-química e biológica do Canal Derby/Tacaruna, foi apresentada pela aluna Ianne Batista Nogueira. Segunda ela, a escolha do assunto deveu-se à importância que esse canal apresenta para a cidade do Recife. “É um meio de escoamento e drenagem, principalmente em épocas de chuva perene, como temos vivido”, declara. Com orientação da Profª Drª Alexandra Amorim Salgueiro, o trabalho pretendeu discutir a importância, finalidade e como o local está, de fato, sendo utilizado. “Percebi ao fim do trabalho que o canal apresenta sérios problemas de estrutura e saneamento. A água salobra e com grande variação de salinidade está presente em vários pontos”, conclui.

A banca  foi coordenada pela professora da cadeira de Projeto de Final de Curso II, Galba Takaki. Para ela, o momento foi de realização. “Eu estou presenciando o crescimento dos alunos que acompanhei ao longo do curso. Fico muito feliz em estar presente nesse momento”, afirma.