Alunos do curso de Direito e Medicina participam da Semana de Humanismo e Cidadania

Por Antonio Diniz e Tayná Chagas

Dando continuidade à Semana de Humanismo e Cidadania, os alunos do curso de Medicina e Direito estiveram no auditório Dom Helder, na terça-feira (21), para apresentarem seus trabalhos e compartilharem suas experiências referentes às visitas de ONGs, proposta dos professores da disciplina de Humanismo e Cidadania, que visa pôr em prática os conceitos e discussões debatidas em sala de aula.

O clima no auditório era de união entre os estudantes dos dois cursos. No entanto, cada grupo tentou aproximar ao máximo o curso ao desenvolvimento do tema como, por exemplo, os futuros médicos, que trabalharam mais com a questão de saúde pública, e os futuros juristas, que focaram nas questões sociais. Sendo assim, temas como Racismo, Depressão, Assistência Médica aos Portadores de Necessidades Especiais, entre outros, não ficaram de fora.

Alunos abordando a questão do racismo.

De acordo com a estudante do primeiro período de Medicina Catarina Assis, esses momentos são essenciais para a desconstrução da figura do médico, que muitas vezes atua sem sensibilidade. “Ajuda a ampliar a visão sobre os desafios que a saúde vem enfrentando ultimamente, porque é uma realidade voltada apenas para enxergar a doença e não o paciente, ser humano, que está ali”, explica Catarina.

Já para a aluna do terceiro período de Direito, Tayane Sales,  afirma que esses momentos deixam os estudantes mais conscientes das suas responsabilidades com a humanidade. “Quanto mais o direito tiver o lado humano, mais se aproximará da realidade dos outros, porque, como foi falado nas apresentações, o direito é pra poucos, porque poucos entendem e vivem ele plenamente. Então, quanto mais a gente chegar perto da realidade concreta do que é o direito pras pessoas, não só para os que estudam ele, mas pra quem vive ele na prática, melhor”, declara a estudante.

Um dos professores da disciplina, Arthur Peregrino, demonstra, explicitamente, muita satisfação com os trabalhos dos alunos. “A semana de humanismo ou humanidade tem uma importância ímpar, porque é uma experiência inicial mais exitosa. A contribuição da semana aos cursos de Medicina e Direito é fundamental para trazer dimensões práticas, inclusive das ações dos alunos em instituições  e situações concretas”, afirma o professor.

Todos os alunos fazendo um registro, no final das apresentações.

A Semana de Humanismo e Cidadania vai até a próxima sexta-feira (24/05), no auditório Dom Helder, a partir das 8h.