Boletim Unicap

Alunos de Medicina realizam mutirão de atendimento

Na noite desta sexta-feira (09/06), os alunos do curso de Medicina da Unicap que integram a Liga de Cirurgia Cardiovascular realizaram um mutirão de atendimento para os alunos, pais, professores e funcionários que circulavam pelo hall do bloco G. O evento faz parte da campanha “Somos Todos 120/80”, em prol da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

De acordo com a SBC, em todo o planeta, mais de 17,3 milhões de pessoas morrem por ano, em decorrência de doenças cardiovasculares. Os dados estatísticos ainda apontam que a cada 40 segundos, um brasileiro morre vítima de problemas cardíacos, atingindo uma marca 2 vezes maior que o câncer.

Hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado, tabagismo, alimentação não balanceada, sedentarismo, sobrepeso e a obesidade são fatores que colocam em risco a saúde da população, podendo ocasionar no infarto e em inúmeras outras doenças relacionadas ao coração. A hipertensão arterial ocorre quando a pressão em que o sangue exerce nas paredes das artérias é capaz de provocar danos a sua estrutura e aumentar os riscos de infarto, derrame e também de doenças renais. Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequentes e alterações na visão são sinais de alerta, que requer uma orientação médica.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o tabagismo é a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces no mundo, fazendo o hábito de fumar, prejudicial não apenas ao fumante, mas também a toda a sua família. O cigarro possui mais de 7 mil elementos químicos, sendo alguns desses, considerados cancerígenos. Ainda de acordo com os especialistas, a nicotina é a substância química presente no cigarro que causa a dependência, atuando no Sistema Nervoso Central, causando um risco maior de um indivíduo sofrer infarto e ter um quadro de câncer de pulmão, bronquite crônica e enfisema pulmonar.

Já o excesso de colesterol no sangue pode formar placas de gorduras na parede das artérias, dificultando o fluxo sanguíneo ou até mesmo obstruindo essa passagem, podendo ocasionar no infarto, derrame e mortes súbitas. O colesterol alto, assim como a hipertensão arterial, são consideradas doenças silenciosas e ambas só podem ser diagnosticadas através de exames de sangue e aferição, respectivamente.

Derivada da palavra grega sifão, o diabetes é uma doença caracterizada pela desregulação dos níveis de glicose no sangue. O aumento de sede e da fome, grande vontade de urinar (poliúria), cicatrização demorada, infecções gerais e frequentes, diminuição da concentração e o embaçamento da visão são alguns dos sintomas associados a doença.

Bruno Diniz é estudante do 3º período do curso de Medicina da Unicap e destacou a importância do evento no papel de integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade. “Os professores já nos orientam a saber da importância de orientar a população no tocante a este tema, pois em nosso país, registramos mais de 350 mil mortes por ano, um número assustador”, pontuou. “A Liga de Cirurgia Cardiovascular da Unicap tem esse objetivo: orientar e auxiliar a população e no caso de hoje, realizando a aferição de pressão, porque como a hipertensão é uma doença silenciosa, muitas vezes a pessoa acaba sem saber se possui ou não a doença”, avaliou o estudante.

Ainda de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a adesão de hábitos saudáveis na rotina dos indivíduos previne o surgimento das principais patologias associadas ao coração. Independentemente da idade ou do sexo, uma alimentação saudável (com pouca quantidade de gordura, açúcar e sal), a prática regular de exercícios físicos, manutenção do peso ideal, a frequente aferição da pressão arterial, glicemia e colesterol, além do consumo moderado de bebidas alcoólicas colaboram para uma vida mais saudável.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário