Alunos de Medicina prestam serviços à comunidade na Unicap

Fotos: Carla Siqueira

Dando início ao primeiro semestre de 2019, os alunos do segundo período do curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco, sob a supervisão da professora Suzane Brust, da disciplina ESC (Ensino e Serviço à Comunidade), abriram as atividades práticas do semestre com atendimentos realizados na própria Universidade.

A disciplina tem o objetivo de trazer vivências teóricas da sala de aula ao ambiente prático. Durante uma manhã, os alunos se dividiram em equipes, a fim de prestar serviços a toda comunidade acadêmica e público interessado em conferir como anda a sua saúde. Na atividade, houve uma coleta de dados dos pacientes atendidos, por meio de aferição de pressão, índices de IMC (Índice de massa corporal) e colesterol. A partir dessa coleta, foi analisado se existia casos de obesidade, desnutrição, sobrepeso.

“Essa disciplina visa ensinar de forma prática como prestar serviço à comunidade, procurando principalmente os riscos de doenças que o paciente pode ter nos próximos dez anos”, conta a Prof. Suzane Brust.

“A experiência de aula prática é muito boa, consolidando o aprendizado com o exercício, e essa cadeira serve exatamente para isso, indo nas comunidades, fazendo pesquisas com a população que precisa dessa atenção maior. Ter essa prática une o útil ao agradável. É você levar atenção a quem precisa e aprender com eles”, ressalta o aluno Rodolfo Moreira.