Alunos de MBA da Católica fazem visita técnica à Estação de Tratamento de Esgotos da Mangueira

A Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Mangueira foi o cenário para a visita técnica realizada pelos alunos do MBA em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A atividade realizada é parte da disciplina Gestão dos Recursos Hídricos, ministrada pela professora Clarisse Wanderley Souto Ferreira.

No local, os alunos tiveram acesso aos dados do projeto da ETE, conheceram os dispositivos que compõem uma Estação Elevatória – caixa de chegada dos esgotos brutos, poço úmido, poço seco e sala de comando, circulação e gabinete sanitário – e acompanharam todas as unidades do processo dentro de uma Estação de Tratamento, que são: grade de barras, desarenador, Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente, leitos de secagem dos lodos e lagoa de polimento.

De acordo com coordenadora do MBA, professora Maria Helena Paranhos Gazineu, a atividade é uma grande oportunidade para os alunos terem uma boa visão de como funciona um sistema de tratamento. “Sem dúvidas, é uma experiência muito importante para a vida profissional”, destaca.

Além de receberam informações sobre o processo de tratamento e operação durante a visita, os alunos puderam fazer perguntas e tirar dúvidas, o que permitiu uma melhor compreensão dos assuntos trabalhados e discutidos em sala de aula.

A Estação de Tratamento de Esgotos é constituída por uma estação elevatória e uma estação de tratamento. Foi construída no bairro da Mangueira para atender uma população de quase 20 mil habitantes.