Alunos de Jornalismo desenvolvem perfil no Instagram para ajudar a conviver com a pandemia

No jargão jornalístico a expressão “virar a pauta” significa mudar o assunto que seria tratado na reportagem por surgir uma informação mais relevante ou urgente. Foi mais ou menos isso que aconteceu com uma equipe da disciplina de Cultura Digital do curso de Jornalismo. Logo no começo do semestre, o grupo formando por Alice Cavalcanti, Bruna Fonseca, Daniel Paixão, Ernani Tavares e Nivaldo Machado estava se preparando para lançar uma plataforma esportiva direcionada a “para-torcedores”, mas a pandemia alterou os planos.

“Inicialmente gostaríamos de divulgar pontos com acessibilidade para pessoas com deficiência, mas esse projeto era muito físico, a gente precisava visitar locais e aí a gente resolveu mudar”, conta Alice que destaca que o espírito do trabalho continuou o mesmo: ajudar as pessoas. Foi aí que surgiu o @vivendoquarentena. O perfil no Instagram tem o objetivo de mostrar pessoas que estejam passando por dificuldades nesse período de distanciamento social.

“Nosso foco são pessoas periféricas, idosos, deficientes, pretos em situações vulneráveis e outras vertentes. Nosso projeto vai se voltar aos direitos humanos”, explica Alice ao se referir ao conteúdo a ser publicado na rede social.

O perfil foi lançado na última quarta-feira (3) e já conta com 149 seguidores. No álbum de apresentação o grupo elenca três pilares: histórias, união e viver. “A arte de viver é a que deixa a vida mais bonita”, diz um trecho.