Alunos de Fotografia criam revista sobre artes

Os alunos da graduação em Fotografia Elizabeth de Carvalho, Alícia Cohem e Jeff Cariolano formaram o Grupo Têmpera, um projeto com o objetivo de pensar no que farão quando terminarem a faculdade, além de criar um espaço de democratização da arte. O projeto, até o momento, possui dois produtos: o Câmera Talk, um canal no YouTube que consiste em entrevistas de, no máximo, cinco minutos falando sobre fotografia e arte, e a Revista Têmpera.

A Têmpera é uma revista de arte com ênfase em fotografia, e o objetivo dela é democratizar a arte. “A gente procura na revista ter ensaios e matérias de professores de vários locais do Brasil e no mesmo espaço ter trabalhos de alunos da graduação da Unicap”, explicou Elizabeth. A 1ª edição da revista já está disponível na internet, mas os estudantes acreditam que é um material que deve ser levado para outros lugares, daí a necessidade de concretizar a revista de uma maneira física. “Ela tem uma diagramação muito bem cuidada, cada milímetro da revista é pensado para que a revista seja uma obra de arte”, contou Elizabeth, que explicou também que a ideia é transformar a revista num objeto colecionável. Por isso, a necessidade de imprimi-la.

Para custear a impressão da revista, o grupo criou um crowdfunding, que é um financiamento coletivo, no qual as pessoas podem doar a partir de R$ 15, e cada contribuição tem uma recompensa de acordo com o valor. O planejamento do grupo conta com quatro edições anuais da revista, resultando em 2 mil cópias por ano, que serão colocadas gratuitamente em escolas públicas, bibliotecas e museus, permanecendo com a versão online.

“No momento em que vivemos, a arte tem um papel muito importante, porque ela não é só contemplação, a arte provoca reflexão e tem uma relação muito forte com a educação, e a gente como artista quer ir onde o povo está”, concluiu Elizabeth.

A primeira edição da revista está disponível clicando aqui e as doações podem ser feitas em: https://benfeitoria.com/revistatempera