Alunos de Fonoaudiologia e de Gestão Hospitalar tiveram palestra com coordenadoras das UPAs de Paulista e São Lourenço da Mata
|Os alunos dos cursos de Gestão Hospitalar e de Fonoaudiologia tiveram na última quinta-feira (27) a oportunidade de conhecer como funciona o sistema de gerenciamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A palestra foi uma iniciativa da coordenadora dos dois cursos, professora Conceição Silveira.
As palestrantes Ana Cláudia Figueira e Vilma Brayner, coordenadoras das UPAs de Paulista e de São Lourenço da Mata, respectivamente, explicaram detalhadamente aos alunos como gerenciar uma Unidade de Pronto Atendimento e tiraram todas as dúvidas sobre o assunto.
Ana Cláudia explicou o motivo de não haver equipamentos suficientes para a demanda de pacientes. “O dinheiro que recebemos é apenas para serviços. Não podemos comprar nenhum bem material como macas ou equipamentos. É apenas para pagar o serviço”, disse a coordenadora da UPA de Paulista.
Saiba mais
As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.