Alunos de Física vão apresentar trabalhos em Congresso Nacional

Entre os dias 15 e 18 de novembro será realizada a 4ª edição do CONEDU – Congresso Nacional de Educação, em João Pessoa, e três alunos do curso de Licenciatura em Física da Unicap estarão apresentando um total de 5 trabalhos. Cada um deles escolheu o curso por motivos diferentes, mas hoje são todos apaixonados pela física.

Matheus Fernando, 21 anos, saiu do Ensino Médio pensando em cursar Engenharia mas, ao ganhar uma bolsa de estudos na Unicap, descobriu que a graduação em Física era o seu verdadeiro lugar. “Com o tempo fui me encantando e, hoje, eu não trocaria o meu curso por nenhum outro. Com a visão que tenho agora, não faria mais de forma alguma Engenharia”, disse. No próximo dia 17, Matheus apresentará o trabalho O uso de lentes para correção de problemas de visão: uma proposta para discussão de conceitos de óptica no ensino de física, orientado pelo professor Leonardo Bruno Ferreira de Souza, coordenador do Programa de Iniciação à Docência (Pibid).

Já Denise Schio, 26 anos, sempre quis fazer Física. “Desde criança meu pai sempre colocou filmes científicos para mim e eu sempre gostei de ver”. Ela irá apresentar dois trabalhos, um através de apresentação oral e o outro um pôster, ambos no dia 16. O primeiro, Olimpíadas de Matemática como princípio de identificação para altas habilidades e superdotação, orientado pelo professor Vicente Souza Neto, coordenador da Olimpíada de Matemática em Pernambuco, e o segundo A Física nas profissões: uma abordagem de pra quê aprender isso, orientado pelo professor Leonardo Bruno Ferreira de Souza.

Thiago Vicente, 23 anos, tem a história parecida com a de Matheus. Queria seguir pelo ramo da Engenharia Mecânica e, ao ter a oportunidade de cursar Física, se viu apaixonado. “Quando entrei no curso, eu pensei: no próximo ano, vou prestar vestibular de novo e vou trocar de curso, mas agora só quero física. Quero seguir a carreira acadêmica e de pesquisa, que são bem interessantes”, contou. Ele também irá apresentar dois trabalhos orais, o primeiro, no dia 16, com o título Estilo de aprendizagem e o ensino de física moderna na Escola Estadual Governador Barbosa Lima (Recife – PE): Diálogo com os professores a respeito do método de ensino e o segundo, no dia 18,  com o tema Estudos iniciais sobre a importância da identificação dos estilos de aprendizagem de alunos do Ensino Médio. Ambos foram orientados pelo professor Leonardo Bruno Ferreira de Souza.

Os alunos não são marinheiros de primeira viagem em eventos nacionais. Neste ano, Matheus e Thiago já estiveram no CONAPESC, Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências, realizado em Campina Grande –  PB, e na JEPEX, Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O coordenador do curso de Licenciatura em Física, João Antônio Filho, ressaltou o valor da presença dos alunos em eventos como esses: “A importância fundamental é o conhecimento que eles vão adquirir ao longo do curso e, para sua vida profissional, a experiência para quem quer seguir a vida acadêmica são esses trabalhos e congressos. Isso é meio caminho andado para uma carreira de sucesso”.