Alunos de Filosofia apresentam trabalhos de conclusão de estágio

IMG_9398Uma maratona de curtas metragens marcou a programação da tarde desta sexta-feira (6) no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). A atividade fez parte da apresentação do trabalho final da disciplina de Estágio Obrigatório dos alunos de Licenciatura em Filosofia da Católica, Anderson José e Robério Siqueira. Eles foram orientados pela professora Maria Helena da Costa Carvalho.

IMG_9387Anderson e Robério cumpriram parte do estágio pedagógico na Escola Técnica Estadual Senador Almirante Soares Dutra. “Nós unimos a filosofia e o cinema de maneira didática de ensinar e aprender a própria filosofia”, disse Anderson.

O projeto fez parte do trabalho de conclusão de curso e teve como ponto de partida o livro O Cinema pensa: uma introdução à filosofia através de filmes, de autoria do filósofo argentino radicado no Brasil e aposentado da Universidade de Brasília, Julio Cabrera.

IMG_9395Baseado no pensamento de Cabrera, os estudantes de Filosofia desenvolveram várias atividades com os alunos da escola técnica. Os adolescentes do 3º ano produziram filmes a partir de filósofos clássicos. O alemão Nietzsche norteou a produção de Ana Beatriz Pugas, Mariana Aragão e Natália Mariane. “Foi uma experiência interessante porque aliamos, neste curta, o pensamento dele a nossa personalidade”.