Alunos de Ciências Humanas e Exatas da Unicap podem se inscrever para o XXV Prêmio Jovem Cientista

Realizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com empresas como a Gerdau e a Fundação Roberto Marinho, o Prêmio Jovem Cientista edição 2011 traz como tema este ano: ”Cidades Sustentáveis”.

Os estudantes interessados em participar devem inscrever seus trabalhos até 31 de agosto pelos Correio ou pelo site: www.jovemcientista.cnpq.br. O prêmio é destinado ao público em geral do ramo de ciências que estuda ou pesquisa sobre novas formas de reinventar as cidades. O prêmio será dividido em quatro categorias: graduados em ensino superior, estudantes de ensino superior, estudantes de ensino médio e mérito institucional. Os três primeiros lugares de ensino médio ganham laptops, assim como seus orientadores e escolas.

As linhas de pesquisas serão: ambientes sustentáveis: casa, escola, trabalho, espaços públicos; planejamento urbano e qualidade de vida; gestão das águas no meio urbano; políticas de mobilidade nas cidades; agricultura urbana; gestão de resíduos: orgânicos, inorgânicos e perigosos; e impactos das mudanças climáticas nas cidades.

As Premiações

Categoria “graduados no ensino superior” – R$ 30 mil, para o 1º lugar,R$ 20 mil para o 2º, e R$ 15 mil para o 3º.

Estudantes de ensino superior: Prêmios de R$ 15 mil, R$ 12 mil e R$ 10 mil respectivamente

Categoria “Mérito Institucional” – R$ 35 mil para cada escola de ensino médio e para a instituição de ensino superior que tiverem os maiores números de trabalhos com mérito científico inscritos. Há ainda uma “menção honrosa” de R$ 20 mil para um cientista com doutorado de destaque na área.

Bolsa de estudos no CNPQ e participação na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC) de 2012.