Alunos de Ciências Contábeis visitam escritório de contabilidade

Alunos do 1° período do curso de Ciências Contábeis da Unicap visitaram, na tarde desta quarta-feira(8), o  escritório de Consultoria e Contabilidade Campos e Garcia, localizado na Rua Carlos Gomes, no bairro do Prado. A iniciativa da visita foi do coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Josiel Barbosa. “Todo semestre procuro fazer esse tipo de atividade extra-classe com meus alunos, para que eles possam associar a teoria à prática. É uma forma de levar a universidade para fora da universidade. Fazer com que os alunos possam conhecer como é o dia a dia do contador durante a sua jornada de trabalho”, explica o professor, ao falar sobre o principal objetivo da visita.

O professor também explica que essa foi a terceira visita a empresas com  serviços de contabilidade que ele realizou com a turma do 1º período do curso de Ciências Contábeis neste semestre.  “Já fizemos visitas ao Complexo Portuário de Suape,  ao setor de contabilidade da  Rede Globo Nordeste , e esta de hoje ao escritório Campos e Garcia”, destacou o docente.

Os alunos e o professor foram recebidos por José Campos, um dos sócios do escritório de contabilidade visitado. Em seguida, foram levados até a sala de treinamento do local, localizada no primeiro andar, onde puderam assistir à palestra do contador, que explicou um pouco do que é a profissão.

Foram vários os temas abordados durante o encontro, com destaque para: a qualificação de um profissional de contabilidade; um miniglossário, apelidado de “sopa de letrinhas”, onde foram apresentadas  as principais siglas da linguagem de ciências contábeis; os números da profissão contábil, amostra do cenário atual da profissão de contador; o papel do contador à frente de uma empresa de contabilidade, ilustrando qual a sua posição no mercado de trabalho; as perspectivas de um mercado aquecido que vem crescendo constantemente; quais as recomendações que um profissional da área pode dar a quem está sendo formado na profissão; os sonhos, metas e objetivos de um profissional de contabilidade; dificuldades do início de careira; os segredos para manter a sua empresa com peso no mercado; quais as áreas de atuação de um contador e as formas de tributação de uma empresa de contabilidade.

Na palestra expositiva, ainda foram distribuídos panfletos de apresentação da empresa, contendo informações da mesma. Após o término da palestra, foi oferecido aos alunos um lanche. Antes da volta para a universidade, os futuros contadores também puderam conhecer a estrutura do escritório. Conheceram parte da  equipe que trabalha no escritório, muitos ex-alunos ou alunos de períodos mais avançados do curso de Ciências Contábeis da própria Unicap. “Muitos dos nossos funcionários contratados foram nossos estagiários. Enquanto a universidade forma o aluno na parte teórica, nós aqui formamos os profissionais para  parte prática. Eles estarão aptos a trabalhar em qualquer empresa de contabilidade. Muitos começam como estagiários e, dependendo de seu desempenho no estágio, que em nosso escritório é de dois anos, eles terminam sendo contratados como contadores e quem sabe podem acabar até como um de nossos sócios. Quem sabe um de vocês aqui possa vir a trabalhar conosco no futuro?”, comentou durante a palestra, o contador palestrante José Campos.