Alunos de Ciência Contábeis têm aula diferente na TV Globo

E quem foi que disse que para aprender tem que estar dentro de uma sala de aula e se deter apenas aos livros? Para os alunos do 1º período do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), essa não é a única forma de adquirir e aprimorar os conhecimentos. Na tarde da última quarta-feira (18), eles realizaram uma visita à Globo Nordeste, localizada na cidade de Olinda. O objetivo foi conhecer uma pouco mais da atuação do profissional da área dentro da quarta maior empresa de comunicação do mundo.

Segundo o coordenador do curso, professor Josiel Barbosa, as atividades extraclasse fazem parte do plano de aula dos iniciantes no curso. “Além de ser mais uma forma de motivá-los e proporcionar uma aula diferente, é também uma oportunidade de integrar a teoria com a prática e ver a aplicação da contabilidade no dia a dia, inclusive em empresas que você, superficialmente, acha que não oferecem espaço nessa área”, conclui Barbosa.

No local, os estudantes foram recepcionados pelo ex-aluno da Católica e analista de contabilidade da Globo, André Barros. Há 22 anos na emissora, sendo oito na contabilidade, ele garante que a área está presente em todos as partes da emissora, “dos pagamentos dos funcionários a todos os equipamentos que vocês encontram aqui”, afirma. Para a estudante do 2º período do curso Solange Silva, a visita é uma oportunidade de abrir o leque de possibilidades dentro da área de atuação do profissional em contabilidade. “Podemos atuar até em uma empresa de comunicação”, destaca.

A visita foi iniciada com uma apresentação de todos os setores que fazem parte da Central Globo de Comunicação: redação jornalística, estúdios de gravação, camarim, área de lazer e refeitório. Neles, os alunos tiveram a oportunidade de ir além da contabilidade e puderam tirar dúvidas sobre como são feitos os programas, a edição e como funciona a transmissão. Nesse momento, os estudantes aproveitaram a oportunidade da visita para tirar fotos com os jornalistas presentes.

Além de conhecer a parte estrutural, os visitantes também tiveram uma palestra com o gerente financeiro, Leonardo Amódio, que apresentou um panorama de como é a contabilidade dentro da TV Globo. Com dez funcionários, o departamento faz parte da Controladoria e Finanças.“A contabilidade está ligada a toda área financeira. Ela dá o suporte para Finanças e Orçamento e Controle. Além de trabalhar em contato com outras áreas, como a engenharia, uma vez que temos que fazer toda a ativação dos equipamentos – câmeras, unidades móveis e outros, e todo o controle pós-instalação, como a depreciação deles”, afirma Amódio.

Esta é a segunda aula externa realizada pela mesma turma. A primeira aconteceu em março e teve como destino o Porto de Suape. Entretanto, o professor Josiel Barbosa afirma que não para por ai. “Já planejo outras visitas. Quero levá-los a um escritório de contabilidade e também a uma indústria”, promete.