Alunos da Universidade Católica ganham bolsa do Santander para estudar no México
|A expectativa toma conta dos cinco alunos da Universidade Católica que foram selecionados para a 3ª edição do Programa de Mobilidade Internacional Bolsas Ibero-Americanas, criado pelo Banco Santander. Suellen Darlow e Débora Rosa, de Jornalismo; Tiago Santos, de Teologia; e Sharlou Santos, de Filosofia, receberam uma bolsa para estudar seis meses na Universidade Iberoamericana, no México. Já Mateus Siqueira, de Direito, estudará os seis meses na Universidade Nacional de La Plata, na Argentina.
Nesta edição do programa, a Católica contou no total com sessenta inscritos, que passaram pelo critério de avaliação da coordenadora do Programa de Intercâmbio da Unicap, Elizabeth Siqueira, pelo assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Thales Castro; e pelo Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne. Eles analisaram os alunos através do histórico escolar, escolhendo assim, aqueles que possuem o maior coeficiente de rendimento.
Quatro dos selecionados nunca viajaram para fora do país. Tiago Santos afirmou que não estava esperando pela notícia, mas que foi uma surpresa maravilhosa. “Espero que seja uma experiência muito rica, onde possamos crescer, ampliar e aprofundar nossos conhecimentos”. Já a estudante de Jornalismo Suellen Darlow, ressaltou a importância dessa nova experiência na sua vida: “Eu espero crescer profissionalmente, adquirir o conhecimento de uma nova cultura, de uma nova língua, crescer para entrar no mercado de trabalho com toda força possível”. O estudante de Filosofia, Sharlou Santos também comentou sobre a importância da experiência no México: “Sem dúvida a experiência do intercambio é única na nossa formação acadêmica, contribui para a troca de conhecimentos, a nossa ampliação de visão de mundo e aquisição de uma nova cultura por partilha. Será uma experiência inesquecível”, concluiu.
O programa Mobilidade Internacional Bolsas Ibero-Americanas é uma iniciativa com cinco anos de duração – 2011 a 2015 – que tem como objetivo promover a internacionalização da atividade acadêmica, criar novas frentes de colaboração e reciprocidade, fortalecer o intercâmbio bilateral e estreitar o relacionamento entre universidades dos países iberoamericanos, por meio da construção de um espaço de conhecimento socialmente responsável. São oferecidas bolsas no valor de três mil euros para os beneficiados.
Para mais informações sobre intercâmbio, ligue: 2119-4298.