Alunos da Unicap visitam a Fazenda da Esperança em Garanhuns

Alunos dos cursos de História, Letras, Psicologia, Direito e Teologia, unidos no grupo “Amigos no caminho”, visitaram nos dias 25 e 26 de maio a Fazenda da Esperança (é como se intitulam as comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos), e também aproveitaram para fazer um tour cultural pela cidade de Garanhuns, no Agreste do Estado.

Foi uma experiência rica em humanidade. “Percebemos, entre os estudantes da Católica, a busca sincera de relações interpessoais significativas, atenção à afetividade, disponibilidade e generosidade para acolher o outro, sinceridade e busca de autenticidade”, comentou o professor Artur Peregrino. De acordo com ele: “Foi nesse clima que os jovens estiveram nas Fazendas”.

A visita tinha sempre três momentos: escutar os testemunhos, visitar os lugares de trabalho (padaria, atelier, fábrica de queijo etc.) e a partilha da comida no refeitório. Os testemunhos de vida eram parecidos. Um recuperando nos contava: “Nunca imaginava que ia ser um escravo das drogas, foram 20 anos prisioneiro delas, comecei muito cedo. Parei de estudar, me afastei dos meus familiares, perdi vários amigos, comecei a viver o mundo de ilusão, onde só há dor e sofrimento. Agradeço a Deus por ter encontrado o caminho e o sentido da vida. Deixe o Evangelho transformar sua vida. Nunca é tarde demais para recomeçar”.

Foram dois dias de partilha e enriquecimento. No final, disse-nos o coordenador da Fazenda da Esperança: “Todos os dias, temos a graça de participar da transformação da vida de muitos jovens que reencontram seus caminhos. Essas experiências precisavam chegar a mais pessoas. Por isso ficamos muito felizes em receber jovens estudantes da Universidade Católica de Pernambuco para nos visitar e conhecer nosso trabalho”.