Alunos da Católica participam da sessão de pôsteres do XXIII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica

DSCN3760A Universidade Católica de Pernambuco, por meio da Coordenação de Estágio Curricular – Licenciaturas, está promovendo o XXIII Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica, abordando o tema “Relações Étnico-Raciais na Escola”. Na tarde desta quarta-feira(22), no Salão Receptivo, alunos dos cursos de Matemática, Biologia, História, Letras, Teologia, Física, Pedagogia e Química  participaram da Sessão de pôsteres, onde mostraram o resultado dos projetos colocados em prática nas escolas, durante as atividades de estágio.

Ao todo foram 29 trabalhos expostos nesta quarta. Uma mistura de ansiedade, nervosismo, realização e alegria por estar terminando o curso tomou conta dos futuros docentes antes das exposições. A professora Maria Helena da Costa Carvalho, sempre receptiva e atenciosa, dava as coordenadas finais antes da chegada do público e dos avaliadores que iriam analisar os trabalhos apresentados. Ela falou um pouco sobre o evento desta tarde. “Os grandes protagonistas desse seminário são os alunos estagiários. Eles estão apresentando os trabalhos de intervenção pedagógica que desenvolveram nas escolas durante o estágio curricular”, explicou ela.

DSCN3751 A variedade de projetos é sempre uma marca dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Católica. O fruto dessas atividades está no fato de serem iniciativas que muitas vezes inovam na forma com que as escolas transmitem os conhecimentos, tornando as aulas mais dinâmicas e atuais, tirando a ideia de alguns, de que estudar é algo cansativo e monótono. Uma das ações apresentadas foi dos alunos Marcus Matos e Ricardo Ferreira, com o título “Princípio da cooperação de Paul Grice”.

“Nós utilizamos o pensamento de Paul Grice para aproximar os conteúdos trabalhados em sala com a realidade dos alunos. As informações precisam ser passadas com qualidade, quantidade, relevância e com a maneira ideal. Se violarmos esses princípios, a comunicação será conturbada”, explicou o estudande do curso de Letras Marcus Matos.

“Por que não somo heróis? – Uma (re) construção da ideia de África”. Esse foi o tema do projeto apresentado pelos alunos do curso de História Paulo Dias e Maressa Lins. Ela falou que um dos objetivos do trabalho foi o de valorizar a cultura africana na formação da nossa sociedade. “Nós conversamos com a professora da escola e percebemos que essa era uma questão ainda desconhecida pelos alunos. É de extrema importância que, desde as formações iniciais, os estudantes conheçam os traços culturais africanos”, destacou Maressa, que desenvolveu o trabalho com alunos do DSCN37536º ano do ensino fundamental.

Os estudantes de Filosofia Otávio Vilarim e Diene Dantas desenvolveram uma atividade que reuniu o pensamento lógico e estratégico com os pensamentos filosóficos. “Levamos inicialmente o jogo de xadrez para aguçar um desenvolvimento da lógica neles. Juntamente com essa estapa, fomos incluindo pensadores da Filosofia, com o objetivo de ensiná-los a pensar antes de agir e raciocinar mais antes de cada jogada”, destacou Otávio.

Aliar artes cênicas e o ensino literário, esse foi o objetivo do projeto “O teatro como ferramenta no ensino da literatura”, dos alunos do curso de Letras Daniel S., Eulaine Barbosa, Mª de Lourdes, Mariana Negromonte e Rafael Luna. “Buscamos incentivar a leitura na escola por meio do teatro. A integração dos alunos foi total. Ao final do projeto, eles apresentaram uma peça teatral. A professora ficou impressionada e falou que iria passar a repetir a experiência nas aulas dela”, destacou Mª de Lourdes.

Durante as apresentações, os avaliadores iam visitando cada grupo para fazer anotações que serviram para compor as notas finais dos alunos. A coordenadora da sessão de pôsteres, Profa. Maria do Carmo Motta, falou a impressão dela sobre os projetos apresentados. “Os trabalhos estão com um nível de qualidade muito positivo. Nos estágios eles desenvolveram o projeto com o objetivo de deixar uma contribuição nas instituições”, frisou ela.