Alunos da Católica colam grau, em grande estilo, no Classic Hall

_DSC5152-A Colação de Grau Oficial do 1º semestre de 2016 da Universidade Católica de Pernambuco foi realizada no Classic Hall, em Olinda. O ato ecumênico organizado pelo Instituto Humanitas, celebrado pelo Pastor Tércio Veras, que iniciou a solenidade, contou com as participações do Padre Alfredo Costa e do Professor Danilo Vaz. Juntos, fizeram uma reflexão a respeito da diferença que os formandos podem fazer no mercado de trabalho.

Segundo a organização do evento, a solenidade do último dia 19 contou com a participação de 536 recém-graduados distribuídos em 24 cursos: Direito, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ); Ciências Biológicas, Fisioterapia e Psicologia, do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS); Filosofia, História, Letras e Teologia, do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH); Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Serviço Social, Eventos, Fotografia, Gestão Portuária, Gestão de Turismo e Jogos Digitais, do Centro de Ciências Sociais (CCS), e Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia Química, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT).

_DSC5062-
Em seguida, houve a formação da mesa, composta pelo Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens, e pelos coordenadores dos cursos. Aproximadamente 4.200 convidados saudaram com sonoras palmas os formandos e, em clima de homenagens, o grupo MPB-Unicap lembrou do apoio e função dos pais, familiares e amigos na trajetória acadêmica com a música “Como nossos pais”, de Elis Regina.
Os alunos laureados receberam, dos diretores dos Centros, a Láurea Acadêmica pelo desempenho no decorrer do curso, são eles:
Rafael Alves de Luna – Bacharelado em Direito;
Karla Aparecida Vasconcelos Ribeiro – Bacharelado em História;
Adryelle Fernandes Duarte – Bacharelado em Fisioterapia;
Silvio Pereira Beerra de Melo Junior – Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo;
João Freitas da Silva – Bacharelado em Ciências da Computação;
Victor Soares Marques Ferreira – Bacharelado em Engenharia Civil;
Bruna Guillaume Barrichello – Bacharelado em Engenharia Ambiental;
Lívia Teixeira Primo – Bacharelado em Administração;
Lilian Karin Gouveia Siqueira – Bacharelado em Ciências Contábeis;
Rafael Silva Duarte – Bacharelado em Jornalismo;
Fernanda Lúcia Regueira Moreira – Bacharelado em Publicidade e Propaganda
Ezio Alves Ferreira Filho – Tecnólogo em Jogos Digitais.

_DSC6417-O formando Rafael Silva Duarte obteve o maior grau de coeficiente dentre aqueles que receberam a láurea acadêmica com 9,40. Ele foi convidado para fazer o juramento unificado. Os demais formando acompanharam o pronunciamento. “Assumo, publicamente, o compromisso de honrar os ensinamentos de minha formação, baseada em princípios éticos e valores humanísticos. Prometo, no exercício da minha profissão, respeitar as diferenças, combater qualquer discriminação e buscar contribuir para o pleno desenvolvimentos das pessoas e da sociedade, segundo as leis do meu país e as aspirações do meu povo. Prometo!”.
Acervo pessoal

Também laureada, Adryelle Fernandes Duarte, não escondeu a felicidade em concluir o curso de Fisioterapia. “Sobre ser bolsista e ter sido laureada, o que eu tenho a dizer é que esses 5 anos foram complicados, cheios de dificuldades pra mim que moro longe (Camaragibe) e venho de uma família humilde. Cheguei a vender doces na universidade pra ajudar nos custos. Mas essas dificuldades foram meu maior incentivo pra estudar e me esforçar. Eu nunca acho que dei o melhor de mim, sempre tenho algo para melhorar e aperfeiçoar, esse pensamento me fez chegar onde cheguei“.

_DSC5078-Após o discurso, o Reitor Padre Pedro Rubens concedeu o título de graduado aos concluintes. “Eu, Pedro Rubens Ferreira Oliveira, na qualidade de Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, de acordo com as leis da República Federativa do Brasil, conforme a preceitua nossa legislação, concedo o título de graduado aos concluintes 2016.1“. Os novos bacharéis, licenciados e tecnólogos receberam dos seus padrinhos e madrinhas o anel da graduação.

_DSC6449-Em nome de todos os coordenadores dos cursos, a professora Cynthia Suassuna, coordenadora do curso de Direito, discursou para os presentes e ressaltou a importância do momento. “A conclusão de um curso de graduação é algo importante e que merece ser celebrado. É o momento em que recebemos a certificação de que estamos habilitados para iniciar uma carreira profissional“.