Aluno do Mestrado em Direito da Unicap defenderá dissertação sobre a Sociologia Jurídica

IMG_20160229_113206098Ávner Pinheiro, aluno do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Pernambuco, defenderá no dia 24 de maio, às 10h, no anfiteatro do bloco G4, sua dissertação em Sociologia Jurídica. A data, que é o dia de Nossa Senhora Auxiliadora, também marca o aniversário do Mestrado, que completa 12 anos. A pesquisa de Ávner foi inspirada nos estudos do professor Cláudio Fernando da Silva Souto (SIV: Sentimento, Ideia e Vontade), um dos fundadores do curso de Direito na Universidade.

220px-Claudio_Souto
Professor Cláudio Souto.

Com Doutorado na Alemanha, Cláudio Souto foi o primeiro professor de Sociologia Jurídica do Brasil. O curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco foi o primeiro a oferecer a disciplina que, após a reforma feita pelo MEC, tornou-se obrigatória. Ávner destaca que a disciplina humaniza o profissional que trabalha na área jurídica. “É fundamental. É um caminho de humanização do profissional de Direito, que é desumanizado pelo curso. A Sociologia Jurídica propõe um caminho contrário”, pontuou.

Ávner conta como foi a escolha do seu objeto de pesquisa. “A minha escolha foi por influência da professora Mirian de Sá Pereira. Ela foi aluna do professor Cláudio Souto no Mestrado e deu prosseguimento à Sociologia Jurídica na Católica. Como fui estagiário da professora Mirian, decidi dar continuidade ao trabalho iniciado por Cláudio Souto”, disse.