Aluno do Mestrado em Direito da Unicap defenderá dissertação sobre a Sociologia Jurídica
Ávner Pinheiro, aluno do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Pernambuco, defenderá no dia 24 de maio, às 10h, no anfiteatro do bloco G4, sua dissertação em Sociologia Jurídica. A data, que é o dia de Nossa Senhora Auxiliadora, também marca o aniversário do Mestrado, que completa 12 anos. A pesquisa de Ávner foi inspirada nos estudos do professor Cláudio Fernando da Silva Souto (SIV: Sentimento, Ideia e Vontade), um dos fundadores do curso de Direito na Universidade.

Com Doutorado na Alemanha, Cláudio Souto foi o primeiro professor de Sociologia Jurídica do Brasil. O curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco foi o primeiro a oferecer a disciplina que, após a reforma feita pelo MEC, tornou-se obrigatória. Ávner destaca que a disciplina humaniza o profissional que trabalha na área jurídica. “É fundamental. É um caminho de humanização do profissional de Direito, que é desumanizado pelo curso. A Sociologia Jurídica propõe um caminho contrário”, pontuou.
Ávner conta como foi a escolha do seu objeto de pesquisa. “A minha escolha foi por influência da professora Mirian de Sá Pereira. Ela foi aluna do professor Cláudio Souto no Mestrado e deu prosseguimento à Sociologia Jurídica na Católica. Como fui estagiário da professora Mirian, decidi dar continuidade ao trabalho iniciado por Cláudio Souto”, disse.
