Aluno da Unicap cria App que é destaque internacional
|O aplicativo idealizado pelo aluno Jeovani Cipriano, do 1° período do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, vem fazendo sucesso na luta contra as arboviroses. Ainda no Ensino Médio o jovem criou uma plataforma digital na qual a população pode denunciar algum foco do mosquito Aedes aegypti. O usuário do aplicativo também tem acesso a outras informações importantíssimas de como evitar a proliferação do Aedes que transmite a dengue, chikungunya e o zika vírus e sobre a microcefalia.
A plataforma conta com um sistema de rastreamento dos focos através do GPS que está incorporado ao App. Com os dados das denúncias, o estudante repassa as informações para a Secretaria de Saúde de cada município para que o problema seja sanado em até 5 dias úteis.
Reconhecimento
A iniciativa de Jeovani e seus colegas foi reconhecida pelo Governo municipal, estadual e federal. No mês de janeiro o grupo foi convidado para participar de uma audiência no Ministério da Saúde. “Iniciativas como essa contribuem para destacar o quanto somos responsáveis pelo combate ao mosquito. O aplicativo se destaca como uma ferramenta de suma importância por ser elemento de divulgação e levantamentos de dados”, ressalta o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em carta enviada ao estudante.
O projeto foi levado ao público durante três dias na Feira Ciência Jovem em novembro de 2016. O grupo concorreu com cerca de 274 projetos do Brasil e de vários países. Os estudantes saíram da feira vitoriosos. Como prêmio, ganharam credencias para representar o país em um Evento Internacional de Tecnologia que vai acontecer no dia 27 de junho em Assunção, capital do Paraguai. Mas não para por aí. O grupo foi convidado para participar de uma feira que vai reunir projetos de todo o Brasil que se destacaram na luta contra o Aedes. O evento irá ocorrer em meados de 2018 no Ministério da Saúde em Brasília.
O aplicativo “Caça ao Aedes em Jardim Brasil”, está disponível para o sistema Android e iOS.
Se todos os brasileiros se unirem contra o Aedes aegypti, aí sim vamos vencer essa batalha.
Eu acompanhei esse lindo projeto na mídia. Muito orgulhosa que saber que pernambucanos vão representar nosso país em uma feira de tecnologia. Isso sim que é uma reportagem que merece ser compartilhada, meus aplausos.
Que bom, obrigado!