Boletim Unicap

Aluno da Licenciatura em História cria perfil no Instagram para difundir conhecimento

O período de isolamento social tem sido uma oportunidade para muita gente ser criativa. O aluno da Licenciatura em História, Gerardo de Majella Costa Neto, aproveitou o momento para desenvolver um projeto de ensino. Ele criou o perfil @historiandoo_ com o objetivo de difundir conhecimento na área e colocar em prática o que está aprendendo na sala de aula.

Gerardo conta que já vinha pensando em algo nessa linha desde que começou o curso na Católica, mas foi durante a disciplina de História do Brasil II, ministrada pelo Prof. Dr. Thiago César, que ele tomou coragem para produzir e publicar conteúdo. “Nessa disciplina nós temos que fazer um projeto de ensino. O meu seria uma teleaula. Foi quando eu tive a ideia de fazer o Instagram e o professor super apoiou a ideia”, conta.

O aluno do 4º período prepara os posts com base no que aprendeu durante as aulas da Unicap, livros, pesquisas na Internet e outros vídeos no Youtube para “melhorar a retórica”. A escolha dos assuntos a serem tratados passa por enquetes com os próprios seguidores. Gerardo explica também que procura seguir uma ordem cronológica dos acontecimentos. Neste momento, ele está explorando o primeiro e segundo reinados portugueses no Brasil.

“Paralelamente ao vídeos que posto, procuro fazer também algo sobre curiosidades. Por exemplo, o primeiro vídeo que eu fiz foi sobre a peste negra. No próximo pretendo trazer curiosidade sobre outras civilizações”, conta. O perfil foi criado há dois dias e já tem 194 seguidores. “Pretendo expandir, mais na frente, o conteúdo no Youtube“, diz o futuro professor.

Gerardo alterna textos e vídeos nas postagens. O conteúdo sempre traz uma versão resumida do assunto abordado na aula. “Eu também resolvo questões”, acrescenta ele ao se referir a exercícios do Enem.

“Achei a ideia fantástica. Eles me contaram também que a iniciativa surgiu durante as aulas remotas já que eles são estimulados a criar material didático a partir dessa situação. São materiais super criativos voltados para a população conhecer esse tipo de trabalho”, destaca o coordenador do curso, Prof. Dr. Flávio Cabral.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário