Aluno da Católica representa o Brasil em evento internacional de tecnologia

O aluno Jeovani Cipriano, do 1° período do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, embarcou segunda-feira (26) para a cidade de Assunção, no Paraguai, onde está representando Pernambuco e o Brasil numa Feira Internacional de Tecnologia.

Na ocasião, apresentará o aplicativo de sua autoria denominado: “Caça ao Aedes em Jardim Brasil”, disponível para o sistema Android e iOS, que ajuda a população a denunciar algum foco do mosquito Aedes aegypti. O usuário do aplicativo também tem acesso a outras informações importantíssimas de como evitar a proliferação do Aedes que transmite a dengue, chikungunya e o zika vírus e sobre a microcefalia.

Saiba Mais

O aplicativo idealizado pelo aluno Jeovani Cipriano vem fazendo sucesso na luta contra as arboviroses. A plataforma conta com um sistema de rastreamento dos focos através do GPS que está incorporado ao App. Com os dados das denúncias, o estudante repassa as informações para a Secretaria de Saúde de cada município para que o problema seja sanado em até 5 dias úteis.

Reconhecimento

A iniciativa de Jeovani e seus colegas foi reconhecida pelos governos municipal, estadual e federal. No mês de janeiro, o grupo foi convidado para participar de uma audiência no Ministério da Saúde. “Iniciativas como essa contribuem para destacar o quanto somos responsáveis pelo combate ao mosquito. O aplicativo se destaca como uma ferramenta de suma importância por ser elemento de divulgação e levantamentos de dados”, ressalta o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em carta enviada ao estudante.

O projeto foi levado ao público durante três dias na Feira Ciência Jovem em novembro de 2016. O grupo concorreu com cerca de 274 projetos do Brasil e de vários países. Os estudantes saíram da feira vitoriosos. Como prêmio, ganharam credencias para representar o país em um Evento Internacional de Tecnologia que vai acontecer no dia 26 de junho em Assunção, capital do Paraguai. Mas não para por aí. O grupo foi convidado para participar de uma feira que vai reunir projetos de todo o Brasil que se destacaram na luta contra o Aedes. O evento irá ocorrer em meados de 2018 no Ministério da Saúde em Brasília.