Alunas e professora de Arquitetura e Urbanismo da Católica projetam praça na Fenearte

Quem passa pela Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte) pode conhecer um pouco do trabalho de professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco. A equipe formada por Amanda Coêlho (6º período), Maria Alice Abreu, Sarah Nogueira e Teresa Cahú (5º período) projetou um dos espaços de descanso instalados no Centro de Convenções de Pernambuco. A orientação foi da professora Paula Maciel, coordenadora do curso.

O ambiente tem como tema a cultura pernambucana e suas raízes. Amanda contou como foi o processo de criação. “Iniciamos exatamente na busca do que é a cultura pernambucana, de onde veio e como temos o conhecimento dela. Depois de muitas ideias concentramos a proposta em cordel que é uma forma lúdica de transmitir cultura, através de poemas e xilogravuras. O projeto tem como principal objetivo mostrar as raízes através de um olhar contemporâneo”.

Para Teresa Cahú, o processo criativo representou um desafio. “Esse processo foi crescendo com a própria construção em si, e nisso a gente teve muito palpável a realidade do canteiro de obras, das limitações de orçamento, de material, de espaço, e com todas essas limitações o projeto foi nascendo. Havia o partido geral mas ele foi modificado, pra melhor, com o nosso dia a dia na construção, todo dia nós discutíamos aspectos de design que tinha que ser rápido de solucionar porque tínhamos pouco tempo. Foi tudo bem enriquecedor”.

Amanda ainda destacou a experiência profissional adquirida com o projeto. “Esse tipo de trabalho é importantíssimo! Ele funciona com os conceitos do Design Building, uma vez que você não só projeta, mas também faz o processo de montagem. Ajuda muito, pois você já começa a pensar como serão os processos de montagem, os encaixes, os detalhes”.

A equipe do Boletim Unicap foi conferir o trabalho e encontrou o espaço lotado. A psicóloga Renata Souza visitou a praça. “Achei ótima. Muito bem localizada, e com uma ornamentação que representa muito bem nossa cultura, além de oferecer um conforto pra gente que já andou bastante pela feira”.

Quem também aproveitou o espaço para descansar das compras foi a aposentada Maria Auxiliadora dos Santos. “Achei um espaço maravilhoso. É sempre necessário um cantinho assim para gente descansar um pouco, e com essa decoração a gente acaba apreciando ainda mais”.

O turistas que curtiam a Fenearte também eram só elogios ao espaço criado pela equipe da Unicap. Carla Almeida é do Rio de Janeiro e estava encantada com a feira. “Eu vim com meu filho pequeno e por não ser daqui fiz muitas compras. Encontrar esse lugar foi ótimo para repor as energias e continuar. Essa feira é um lugar onde viajamos o mundo inteiro em apenas algumas horas. Esse espaço me fez conhecer um pouco da cultura de Pernambuco, o que eu acho superimportante por ser o local que sedia esse grande evento”.

Confira na galeria de fotos as imagens da montagem.