Alunas do curso de Eventos da Católica promovem Ronda Noturna Musicada

Os professores Dario Britto e Teresa Lopes; a Coordenadora do curso de Eventos, Verônica Brayner, e as alunas Izabela Dayer, Francinely Maiara, Lydia Lucia, Rafaella Lindington, Cecília Duse, Carmen Ximenes e Cátia Amorim.

Por Carolina Oliveira

Sete alunas do curso de Eventos da Universidade Católica de Pernambuco mostraram que universidade e ação social têm tudo a ver. Na segunda-feira (26), a equipe reuniu professores e gestores  na sala de teleconferência do bloco G4 para apresentar o Ronda Noturna Musicada. O encontro, que conta com o apoio da Livraria Luz e Vida e da Aê!, Agência Experimental de Publicidade e Propaganda, foi prestigiado pelo Reitor, Padre Pedro Rubens.

O coordenador do Ronda Noturna Musicada, Gilmar Araújo

Filantropia e jazz. Esses foram os pontos que nortearam o Ronda Noturna Musicada, planejado e executado pelas alunas do terceiro módulo do curso de Eventos, Carmen Ximenes, Izabela Dayer, Rafaella Lindington, Cátia Amorim, Lydia Lucia, Francinely Maiara e Cecília Duse. O trabalho foi desenvolvido para a disciplina Eventos Expositivos, dos professores Dario Brito e Teresa Lopes, mas acabou gerando prazer e solidariedade, como afirmou a estudane Lydia Lucia: “Conhecemos o Ronda Noturna no ano passado, mas nos chamou a atenção a necessidade da continuidade desse projeto, que carecia de material humano. Então, decidimos nos envolver, adicionando a música. Convidamos um grupo de amigos, que levou o jazz ao projeto. Nossa participação foi mínima na doação, e máxima no recebimento. Não vamos parar por aqui.”

O coordenador do projeto, Gilmar Araújo, chamou a atenção para o conceito da iniciativa: “Nosso projeto não consiste apenas em levar o pão, o café e o leite. É uma questão de levar também um pouco de nós”. Um dos exemplos da doação humana ocorreu no último dia 8, quando os voluntários do Ronda Notura Musicada levaram música e solidariedade aos moradores de rua, na Praça Joaquim Nabuco. A ação contou, ainda, com a colaboração do baterista Marcos Fialho; do tecladista e baixista, Eliel Souza, e de funcionários da Livraria Luz e Vida. O gesto foi gravado em vídeo e exibido na tarde de segunda-feira.

Ao fazer um balanço do trabalho que exerce na coordenação do curso de Eventos, Verônica Brayner, ponderou: “Em todos os eventos que ensaiamos, buscamos ser fiéis ao que propomos, porque sabemos que trata-se de uma mão de obra que exige qualificação. Temos trabalhado com nossos alunos para imprimir a integração e a qualidade”. O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, completou: “O evento é feito por cada um, porque cada um, quando se envolve em um evento, faz a diferença. A iniciativa realizada pela Pastoral cumpriu a sua missão, e devemos continuar utilizando nosso meio universitário para pensar, unindo o estudo à ação social. Devemos ser uma incubadora de experiências”.

A aluna Carmen Ximenes encerrou o evento com as reflexões construídas ao longo da atividade, e convidou os presentes a um coquetel.

Para conhecer o Ronda Noturna Musicada, acesse o Facebook do projeto.

O Reitor da Unicap, Pe. Pedro Rubens, falou sobre a importância da Universidade na ação social