Aluna Talita Soares participa do I Colóquio de Interlocuções Foucaultianas

A aluna do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco Talita Soares de Souza, está participando do I Colóquio de Interlocuções Foucaultianas, realizado na Universidade Federal do Cariri (UFCA), na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. O evento, que teve início na terça-feira (02/04) e segue até esta sexta-feira (05/04), reúne pesquisadores brasileiros para abordar o tema “Subjetividades: resistência e experiências éticas”.

Orientanda do Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques, Talita apresentou pesquisa sobre “Caluniados, presos, fuzilados, glorificados: A visibilidade que a rebelião cristera teve na imprensa católica brasileira na década de 1920”.

De acordo com Talita, os comentários sobre a sua apresentação foram muito bons. “As perguntas giraram em torno de como tive acesso às fontes, o por quê da escolha por recorte. Elogiaram a relação que fiz entre os acontecimentos e o biopoder, salientando a referência com a face pouco discutida de suas características, que é o poder sobre a morte. Ainda comentaram sobre a possibilidade de explorar mais essa perspectiva. Adoraram a revista, levantando a questão  que posso usá-la na perspectiva de uma sociedade coreografada, já que a biopolítica demarca  o cruzamento de uma sociedade disciplinar e regulada. As outras pessoas na sala se empolgaram com o tema e quiseram saber mais sobre rebelião e os seus desdobramentos”, ressaltou.