Aluna de Jornalismo da Católica participa no Rio do lançamento do Desafio Sebrae 2012

Angélica Zenith – enviada especial

RIO – O lançamento do “Desafio Sebrae 2012” foi embalado ao som de 27 sotaques diferentes. A empresa reuniu, entre os dias 20 e 21, no Hotel Golden Tulip Regente, em Copacabana, no Rio de Janeiro, estudantes de Jornalismo de vários estados do Brasil, incluindo a aluna da Universidade Católica de Pernambuco e estagiária da Assessoria de Comunicação da Unicap, Angélica Zenith. Além de participarem de uma coletiva de imprensa com o diretor presidente do Sebrae nacional, Luiz Barreto, e com o coordenador Técnico da Coppe/UFRJ, Maurício Guedes, os universitários tiveram a chance de conhecer na prática o jogo que busca desenvolver o empreendedorismo.

Uma das grandes novidades desta edição é a premiação para os três primeiros lugares, além da possibilidade de as equipes serem formadas por no mínimo duas pessoas – o máximo permanece cinco estudantes, como nos anos anteriores – A disputa poderá ser também totalmente online. O novo aplicativo do jogo pode ser usado em tablets e smartphones de sistemas operacionais das tecnologias Android e Apple.

O “game empreendedor” começa em maio e terá cinco fases, duas presenciais e três virtuais. Cada equipe que se inscrever tem direito de escolher um professor orientador para auxiliar o grupo. Este ano o tema da disputa vai ser “Polpas, sucos e frutas tropicais”. O Desafio será simular a administração das diversas etapas de um negócio, da produção das frutas até a venda de produtos. Para se inscrever é preciso entrar no site oficial do Desafio Sebrae (www.desafio.sebrae.com.br), entre os dias  11 de abril e 18 de maio, e pagar a taxa de R$ 50,00 por grupo.

Durante a coletiva, foi anunciada também a versão presencial e virtual para os professores. Na primeira etapa, os profissionais terão um dia para conhecer o funcionamento da competição. Já a versão virtual estará disponível no site do jogo durante o período de inscrição dos estudantes. Agora, qualquer docente poderá experimentar a proposta do Sebrae. O objetivo é que os profissionais tenham mais informações sobre o game para orientar os seus alunos durante a competição.

Angélica Zenith viajou a convite do Sebrae/PE