Aliança Francesa oferece várias opções de cursos

Com informações da M&P Comunicação

No competitivo mundo dos negócios, ter um diploma de graduação não basta. É cada vez mais imprescindível a necessidade de se qualificar. Ter um bom embasamento acadêmico é fundamental para fazer, na prática, ações diferenciadas. E, se a este conhecimento for agregado o estudo de idiomas, perfeito. Afinal, o mercado globalizado exige do bom profissional, o conhecimento também de outras línguas.

Com foco na formação científica, que visa certificar e colocar no mundo dos negócios, profissionais mais preparados, a Aliança Francesa do Recife inicia 2011 ampliando sua programação de cursos. Para quem tem um nível de francês avançado ou é francófono nativo e gostaria de dar aula, mas ainda não possui formação acadêmica completa, por exemplo, a Aliança abriu o curso de Formação Inicial de Professores, previsto para começar no dia 04 de fevereiro. As vagas são limitadas e o curso será ministrado na unidade da Aliança do Derby.

Em um semestre, com duas horas de aula por semana – sempre na sexta-feira, das 18h às 20h –, é possível obter uma formação básica teórica e prática. Na parte teórica serão abordados, entre outros temas, a história das metodologias de ensino de línguas, a análise de livros de Francês Língua Estrangeira (FLE), as certificações em FLE, e o uso de multimídia na sala de aula. A parte prática será feita com base em observações de aulas de todos os níveis, durante várias semanas. No final do curso, o aluno deverá redigir um trabalho e apresentar em sala de aula.
Mais opções – Já para quem já estudou francês há muito tempo e deseja continuar estudando apenas por prazer, a Aliança Francesa do Recife criou o curso Sênior. Com duas horas de aula, uma vez por semana, o programa irá enfatizar a conversação e a cultura francesa por intermédio da música, filmes e livros, com pouca gramática e sem provas. O curso terá turmas na unidade do Derby.

Mas, se o projeto é simplesmente viajar, a Aliança disponibiliza o curso Destino França. São oito horas de aulas, ministradas em um mês, na unidade do Derby. Na programação serão repassadas noções básicas de como se comunicar na chegada ao aeroporto, ao hotel, solicitar um café, ler e entender o cardápio do restaurante. Enfim, um programa com linguagem focada para quem deseja embarcar numa inesquecível viagem.

Para quem já é aluno da Aliança, a novidade é a Oficina de Teatro. A proposta não é a formação de atores profissionais, mas a prática da língua francesa por meio de atividades teatrais, como observações, respiração, improvisação e exercícios de articulação. Também serão trabalhados diversos textos como letras de músicas e diálogos de peças teatrais. A oficina, que será realizada aos sábados, das 14h às 17h, terá espaço no Auditório André Malraux, que fica na unidade do Derby.

Também para os alunos da Aliança, será disponibilizado a partir deste semestre, nas duas unidades – Derby e Boa Viagem –, o Atelier Linguistique. A cada semana será trabalhado um assunto específico de gramática (tempos verbais, pronomes e artigos…), com exercícios escritos e orais. O programa será anunciado a cada semana.

Na Aliança, as opções são variadas para atender os mais distintos interesses, que vão da qualificação profissional, ao simples prazer de falar o francês, que no passado era uma das disciplinas obrigatórias da escola secundária brasileira e hoje é parte da grade curricular de quem faz mestrado ou doutorado no país, qualquer que seja a área do conhecimento.

Serviços:
ü  Aliança Francesa do Recife·         Site: www.af.rec.br·         Unidade Derby
Endereço: Rua Amaro Bezerra, 466 – Derby/Recife
Telefone: (81) 3202.6262