Acadêmicos tomam posse na Academia Pernambucana de Direito do Trabalho

A Universidade Católica de Pernambuco foi o local escolhido para a aula inaugural da Academia Pernambucana de Direito do Trabalho (APDT). Alunos, professores e personalidades do mundo jurídico pernambucano lotaram o auditório G1 para acompanhar a posse dos doze acadêmicos. A noite também teve como destaque a palestra intitulada Direito do Trabalho: valorização e dignidade do trabalhador no século XXI, proferida pelo presidente da Academia Nacional de Direito do Trabalho (ANDT), Prof. Doutor Nelson Manrich; e o lançamento do livro Manual de Direito Coletivo do Trabalho, de autoria do presidente da APDT, Prof. Doutor Fábio Túlio Barroso.

A solenidade começou com o Hino Nacional executado ao som do saxofone de Jone Júnior. Em seguida, houve a formação da mesa dos trabalhos que foi composta pela diretora em exercício do Centro de Ciências Jurídicas e ouvidora comunitária da Unicap, professora Mirian de Sá Pereira. Ela representou o Reitor, Padre Pedro Rubens; pela coordenadora do curso de Direito da Universidade, professora Catarina Almeida; pelo presidente da APDT, professor Fábio Túlio Barroso; pelo presidente da ANDT, professor Nelson Manrich; pela representante da Escola Superior de Magistratura – 6ª região, Esmatra VI, a juíza Ana Maria Aparecida de Freitas; pela representante da Associação dos Magistrados da Justiça Trabalhista, Amatra VI, a juíza Luciana Conforti; pelo desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega (representando o desembargador prosidente do Tribunal Regional o Trablho (6ª Região) André Genn de Assunção Barros; e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pernambuco, Henrique Mariano.

Padre Pedro Rubens não pode comaprecer ao evento porque atendeu a uma convocação extraordinária da Província dos Jesuítas no Brasil e teve de viajar ao Rio de Janeiro onde participa de uma reunião com a entidade. Mas ele se fez presente ao gravar uma mensagem em vídeo na qual saudou a iniciativa e os alunos presentes no evento que também marcou a aula inaugura do ano acadêmico de 2011 no curso de Direito da Unicap. Após os pronunciamentos, os doze acadêmicos foram empossados. Os outros três acadêmicos que fecharão a lista de 15 integrantes serão eleitos posteriormente. O título de acadêmico da APDT é vitalício. Confira abaixo a relação dos acadêmicos da APDT.

Cadeira de número um: José Soares Filho – secretário da APDT

Cadeira de número dois: Sérgio Torres Teixeira – vice presidente da APDT

Cadeira de número três: Fábio Túlio Barroso – presidente da APDT

Cadeira de número quatro: José Guedes Correa Gondim Filho

Cadeira de número cinco: Eneida Melo Correia de Araújo

Cadeira de número seis: André Luiz Machado

Cadeira de número sete: Ana Maria Aparecida de Freitas

Cadeira de número  oito: Edmilson Alves da Silva

Cadeira de número nove: Marcílio Florêncio Mota

Cadeira de número dez: Hugo Cavalcanti Melo Filho

Cadeira de número onze: Oton de Albuquerque Vasconcelos Filho

Cadeira de número doze: Agenor Martins Pereira

A cerimônia foi encerrada ao som do Hino de Pernambuco, também executado pelo saxofonista Jone Júnior. Em seguida, os convidados participaram de um coquetel no salão receptivo do bloco R onde puderam assistir a um show musical da banda Segnos, formada por deficientes visuais. Na ocasião, houve uma sessão de autógrafos do professor Fábio Túlio, pelo lançamento de seu livro Manual do Direito Coletivo do Trabalho.