Boletim Unicap

Abertura do VII Colóquio de História debate a Comissão da Verdade de Pernambuco

DSCN6010
Da esquerda para a direita: Danilo Vaz, Maria do Socorro e Rafael Leite.

Nesta terça-feira (12), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no primeiro andar do bloco B, deu-se início ao VII Colóquio de História. Com o tema “Anos de Chumbo: Vozes, Luzes e Reflexão”, o evento contou com a presença da Profa. Dr. Maria do Socorro, do assessor da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, Rafael Leite, além do coordenador do curso de Filosofia, Danilo Vaz.

DSCN6004

A Comissão foi criada em junho de 2012. Sua missão é tentar esclarecer para as famílias dos mortos e desaparecidos quais foram as circunstâncias dos desaparecimentos. “Em primeiro lugar, nós organizamos uma lista de desaparecidos após 1964, que tiveram um desfecho terrível de suas vidas, mortos por agentes do estado”, ressaltou Maria do Socorro. “A comissão procurou ver também de onde eram essas vítimas, tanto pernambucanos que morreram aqui ou fora do estado como pessoas de outros lugares que morreram em Pernambuco”, frisou.

Porém, a Lei nº 14.688, que valida a Comissão Estadual, não abrange só os mortos e desaparecidos e mortos no ano do Golpe Militar brasileiro, mas também todos os acontecimentos que foram contra os direitos humanos desde 1946. “A Comissão discutiu e teve que criar alguns mecanismos de prerrogativas. Nós escolhemos os mortos depois de 1964, apesar de que os outros, antes desse ano, vão ser incluídos também, principalmente nas relatorias temáticas”, argumentou a professora Maria.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário